00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Francisco José Passos-
dc.contributor.referee1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.referee2Trindade, Luciana Carla Barbosa de Oliveira-
dc.contributor.referee3Taveira, Maria das Graças Monte Mello-
dc.contributor.referee4Santos, Almira Alves dos-
dc.creatorTorres, Quitéria Silva do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2732121501790682pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T20:31:21Z-
dc.date.available2024-03-03-
dc.date.available2023-03-03T20:31:21Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationTORRES, Quitéria Silva do Nascimento. Arte e ensino médico: o olhar de docentes de medicina de uma instituição pública. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10636-
dc.description.abstractThe lately years of scientific and technological development brought unnavigable benefits to the Medical and health fields, specifically. Nonetheless, it makes the biomedical model stronger and promoted dehumanization of care, breaking the confidence relationship through doctors and society. Medical professionalism pointed as a way to rescue this, has humanistic values with its essential constitutes. Through the teacher’s perspective, this work analyses how the art and medicine interaction can contribute to medical professionalism humanistic skills development. Descriptive exploratory qualitative research adopts online focal groups as a method and Bardin’s content analysis to collect data. Twenty teachers in many pedagogical axes, disciplines, and teaching-learning levels participate voluntarily in this study. Four essential thematic categories are defined: Medicine: art and science; art and educational professionalism development; encounters and dialogical relations mediate by art at medical teaching: opportunities and challenges. It indicates that the rate used on the researched school occurs as a resource to beat the objectives of teaching, individual or institutional initiative, or not institutional, overall at the teaching and university extension scenario. The teachers notice the art potential to develop values onto professionalism: empathy, sensibility, ethics, and respect, but also skills and abilities related to communication, interaction and ties. Recognizes Medicine as Science and Art, fields that sustain the intersubjective acting between medic and patient, encounter to the higher expression of professionalism. A dimension that is present on course’s PPC, relations with teaching, extension, politic and teacher development, dialogue spaces of administration and teaching planning’s, with other potential points on art’s use an institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectMédicos - Currículopt_BR
dc.subjectMedical Educationpt_BR
dc.subjectArt. Professionalismpt_BR
dc.subjectHumanismpt_BR
dc.subjectMedical curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleArte e ensino médico: o olhar de docentes de medicina de uma instituição públicapt_BR
dc.title.alternativeMedical teaching and art: public university's medicine teachers perspectivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como objetivo conhecer como os docentes da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) percebem e aplicam a arte no curso de Medicina. Para tal, constitui-se de um artigo e um produto educacional. O artigo foi elaborado a partir da pesquisa intitulada “Arte e Ensino Médico: o olhar de docentes de medicina de uma instituição pública”. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, na qual foi feito uso de grupos focais on-line e análise de conteúdo de Bardin, respectivamente, para a coleta e interpretação dos dados. Vinte docentes atuantes em distintos eixos pedagógicos, disciplinas e níveis de ensino-aprendizagem participaram voluntariamente do estudo. A análise à luz do constructo do Profissionalismo e Humanismo possibilitou a definição de quatro categorias temáticas: 1. Medicina: ciência e arte; 2. arte e desenvolvimento do profissionalismo na educação médica; 3. encontros e relações dialógicas mediados pela arte no ensino médico; e 4. promoção da arte no ensino médico: desafios e oportunidades. Esse estudo indica que a utilização da arte na escola pesquisada ocorre principalmente como recurso para alcançar objetivos do ensino, por iniciativas individuais, institucionalizadas ou não, sobretudo nos contextos do ensino e extensão universitária. Os docentes percebem o potencial da arte no desenvolvimento de valores vinculados ao profissionalismo (empatia, sensibilidade, ética e respeito), além de competências e habilidades relacionadas à comunicação, interação e vínculo. Reconhece-se a Medicina como Ciência e Arte, campos que sustentam a atuação intersubjetiva na relação médico-paciente, encontro para a máxima expressão do profissionalismo. Dimensões presentes no PPC do curso, relacionadas com o ensino, extensão, política de desenvolvimento docente, espaços dialógicos de gestão e planejamento do ensino, figuram entre outros pontos atribuídos como potenciais para o uso da arte na instituição. A partir dos resultados da pesquisa, o produto educacional Oficina de desenvolvimento docente através da arte foi elaborado como forma de enfrentar o desafio mais destacado pelos participantes da pesquisa – fragilidades do corpo docente, tais como: dificuldade de interação, união, relacionamento e comunicação, falta de abertura para mudança e utilização de novas metodologias de ensino. Uma das estratégias sugeridas para enfrentamento foi reativar a política de desenvolvimento docente e dinamizar a semana de planejamento. A preferência pela modalidade oficina objetivou promover a interação e o aperfeiçoamento docente por meio da arte, para favorecer o desenvolvimento de valores humanísticos relacionados ao profissionalismo médico no curso de Medicina. A primeira foi desenvolvida on-line, através do Google Meet, utilizando como recursos apresentações em Word, Powerpoint e vídeos, além do aplicativo Mentimeter e da plataforma Google Forms para interação e avaliação pelos participantes. Como resultados principais, foi obtida a indicação de temas de interesse dos docentes na interface arte e Medicina para as próximas oficinas e a identificação de docentes interessados em participar da formação inicial de um grupo de trabalho arte e Medicina, que possibilitará o planejamento e o desenvolvimento das próximas ações.pt_BR
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