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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10612
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O potencial didático pedagógico do jogo digital Minecraft no ensino da Geografia no nível fundamental II |
Autor(es): | Quixabeira, David Sobreira |
Primeiro Orientador: | Coelho, Fernando Pinto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
Resumo: | O momento atual da economia brasileira é um cenário atípico por pandemia Covid 19, que deixou o mercado econômico instável e desestabilizado. Muitas pessoas perderam seus empregos, empresas fecharam, porém, toda crise também pode ser uma oportunidade. Este estudo avaliou um minimercado, criado no período pandêmico, com auxílio da engenharia de métodos. Foram analisados o espaço físico, a ergonomia pelo software Ergolândia 7.0, a conformidade com as normas regulamentadoras 23 e 24 e os tipos de desperdícios. Foi verificada a necessidade de aumento do quadro de funcionários, da inclusão de sistema informatizado e da instalação de energia solar. Foram feitas duas propostas de mudança no layout. A análise ergonômica através do Rula avaliou que o funcionário 3 é o que mais necessita de uma série de mudanças nos processos. A análise da NR 23 verificou a necessidade de desobstrução de uma das saídas de emergência e um treinamento para possíveis casos de incêndio. A análise da NR 24 indica a aquisição de um armário e a instalação de uma cozinha. Além disso, propõe-se aplicar os 5S para mudança organizacional e cultural da empresa. |
Abstract: | The current moment of the Brazilian economy is an atypical scenario due to the Covid pandemic, which left the economic market9 and destabilized by the pandemic. Many people take up their jobs, companies closed, however, every crisis can be an opportunity. This study evaluated a mini-market, created in the pandemic period, with the help of methods engineering. They were analyzed by physical space, Ergolândia software ergonomics, compliance with regulatory standards 23 and 24 and types of waste. The need to increase the number of employees, the inclusion of the computerized system and the installation of solar energy was verified. Two proposals for improving the layout were made. The ergonomic analysis through Rula evaluated that employee 3 is the one who most needs a series of changes. The analysis of NR 23 had the need for emergency resources and training in case of fire. The analysis of NR 24 indicates the acquisition of a closet and the installation of a kitchen. Also, plan to apply the 5S for organizational and cultural change in the company. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Recurso didático Metodologias ativas Jogos digitais Minecraft Gamificação Active methodologies Gamification Digital games Motivation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | QUIXABEIRA, David Sobreira. O potencial didático pedagógico do jogo digital Minecraft no ensino da Geografia no nível fundamental II. 77 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10612 |
Data do documento: | 5-out-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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