06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10612
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O potencial didático pedagógico do jogo digital Minecraft no ensino da Geografia no nível fundamental II
Autor(es): Quixabeira, David Sobreira
Primeiro Orientador: Coelho, Fernando Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Fechine, José Alegnoberto Leite
Resumo: O momento atual da economia brasileira é um cenário atípico por pandemia Covid 19, que deixou o mercado econômico instável e desestabilizado. Muitas pessoas perderam seus empregos, empresas fecharam, porém, toda crise também pode ser uma oportunidade. Este estudo avaliou um minimercado, criado no período pandêmico, com auxílio da engenharia de métodos. Foram analisados o espaço físico, a ergonomia pelo software Ergolândia 7.0, a conformidade com as normas regulamentadoras 23 e 24 e os tipos de desperdícios. Foi verificada a necessidade de aumento do quadro de funcionários, da inclusão de sistema informatizado e da instalação de energia solar. Foram feitas duas propostas de mudança no layout. A análise ergonômica através do Rula avaliou que o funcionário 3 é o que mais necessita de uma série de mudanças nos processos. A análise da NR 23 verificou a necessidade de desobstrução de uma das saídas de emergência e um treinamento para possíveis casos de incêndio. A análise da NR 24 indica a aquisição de um armário e a instalação de uma cozinha. Além disso, propõe-se aplicar os 5S para mudança organizacional e cultural da empresa.
Abstract: The current moment of the Brazilian economy is an atypical scenario due to the Covid pandemic, which left the economic market9 and destabilized by the pandemic. Many people take up their jobs, companies closed, however, every crisis can be an opportunity. This study evaluated a mini-market, created in the pandemic period, with the help of methods engineering. They were analyzed by physical space, Ergolândia software ergonomics, compliance with regulatory standards 23 and 24 and types of waste. The need to increase the number of employees, the inclusion of the computerized system and the installation of solar energy was verified. Two proposals for improving the layout were made. The ergonomic analysis through Rula evaluated that employee 3 is the one who most needs a series of changes. The analysis of NR 23 had the need for emergency resources and training in case of fire. The analysis of NR 24 indicates the acquisition of a closet and the installation of a kitchen. Also, plan to apply the 5S for organizational and cultural change in the company.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Recurso didático
Metodologias ativas
Jogos digitais
Minecraft
Gamificação
Active methodologies
Gamification
Digital games
Motivation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: QUIXABEIRA, David Sobreira. O potencial didático pedagógico do jogo digital Minecraft no ensino da Geografia no nível fundamental II. 77 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10612
Data do documento: 5-out-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O potencial didático pedagógico do jogo digital Minecraft no ensino da Geografia no nível fundamental II.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.