00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10606
Tipo: Dissertação
Título: Resolução de Problemas: A necessidade de formação continuada dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I e II
Título(s) alternativo(s): Problem solving: the need for continuing education for teatchers who teach mathematics in Elementary School I and II
Autor(es): Silva Júnior, Adelson Ricardo da
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, Andre Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Giraldo, Victor Augusto
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma análise sobre a importância da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. No decorrer deste estudo surgiram estratégias e caminhos no qual os educadores na área de Matemática podem se apropriar para conhecer e melhorarem suas visões a cerca do tema, como também, tomar conhecimento do quanto é importante valorizar o processo de resolução de problemas. Na pesquisa realizada, ainda, foram descritos outros fatores importantes no processo de conhecimento e apropriação do estudo pelos grandes estudiosos do tema, como George Polya (1995) e Dante (2010), que defendem o processo de ensino-aprendizagem utilizando problemas matemáticos, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas constantemente em sua vida. Esses fatos podem influenciar tanto os professores de matemática quanto os seus alunos. Apresentamos um breve perfil dos professores que atuam no Ensino Fundamental apontando a necessidade de formação continuada na Área de Matemática, principalmente para os profissionais que atuam nos anos iniciais. Mostramos conceitos, tipos, objetivos e sugestões de como o professor pode utilizar a resolução de problemas em sala de aula. E, expomos também como estudantes dos anos iniciais começam a ter a percepção de um problema matemático. Por fim, sugerimos um Produto Educacional através de uma formação continuada, no intuito de auxiliar e enriquecer os métodos utilizados por professores em suas práticas no cotidiano escolar.
Abstract: This work aims to carry out an analysis on the importance of Problem Solving in Elementary Education. In the course of this study, strategies and paths emerged in which educators in the area of Mathematics can appropriate themselves to know and improve their views on the topic, as well as to become aware of how important it is to value the problem solving process. In the research carried out, other important factors in the process of knowledge and appropriation of the study were described by the great scholars of the theme, such as George Polya (1995) and Dante (2010), who defend the teaching-learning process using mathematical problems, already that the human being is challenged to solve problems constantly in his life. These facts can influence both math teachers and their students. We present a brief profile of teachers who work in elementary school, pointing out the need for continuing education in the area of Mathematics, especially for professionals who work in the early years. We show concepts, types, goals and suggestions for how the teacher can use problem solving in the classroom. And, we also expose how students in the early years begin to perceive a mathematical problem. Finally, we suggest an Educational Product through continuous training, in order to assist and enrich the methods used by teachers in their daily school practices.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Matemática - Estudo e ensino
Formação continuada do professor
Problem solving.
Mathematics Teaching
Continuing Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA JUNIOR, Adilson Ricardo da. Resolução de Problemas: A necessidade de formação continuada dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I e II. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10606
Data do documento: 9-mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.