00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Fernanda Sousa-
dc.contributor.referee2Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.creatorBastos, Ana Caroline-
dc.date.accessioned2023-03-01T18:07:27Z-
dc.date.available2023-03-01-
dc.date.available2023-03-01T18:07:27Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationBASTOS, Ana Caroline. Meu caro eu: o design gráfico como ferramenta de informação sobre transtornos psicológicos com foco na adolescência. 2023. 156 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10596-
dc.description.abstractDesign can act as a tool of social transformation, addressing topics that have not yet been discussed as mental health, for example. By addressing them, design fulfills part of its social role in seeking to improve human experience and well-being from the means available to them. At the same time, there is an increase, even if empirically, in the indexes related to psychological disorders among adults and young people. It is known that mental health is indispensable for an individual's general well-being and addressing it, through graphic design, can become another tool for deconstructing the stigma surrounding these topics. Therefore, talking about this topic from an early age helps to raise awareness and reduce the negative stigma attributed to disorders, in addition to promoting well-being for young people. To contribute to this issue, this work aims to develop a graphic artifact for the adolescent public that enunciates and contributes to the understanding of psychological disorders. For this, it is necessary to investigate design as an emancipatory and communicational element, to locate contemporary publications that address psychological disorders in adolescent audiences, identifying the main approaches adopted to address the issue. Parallel to this, building a hybrid methodology that, among other actions, seeks to understand the theme and the user, in addition to carrying out an analysis of the problem, observing similar ones with different languages (videos, illustrations, applications) that seek to inform and raise public awareness about the subject, to then define the requirements for the development of the project. The data survey carried out with the public seeks to identify the best way in which the artifact to be produced will be inserted/distributed and contributes to the definition of important requirements for the creative stage of the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectDesign socialpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMAÇÃO VISUALpt_BR
dc.titleMeu caro eu: o design gráfico como ferramenta de informação sobre transtornos psicológicos com foco na adolescênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Design pode atuar como ferramenta de transformação social, abordando temas ainda pouco discutidos como a Saúde mental, por exemplo. Ao abordá-los, o design cumpre parte do seu papel social buscando melhorar a experiência e o bem-estar humano a partir dos meios disponíveis que lhes são característicos. Contemporaneamente observa-se, mesmo que empiricamente, um aumento nos índices relativos aos transtornos psicológicos entre adultos e jovens. Sabe-se que a saúde mental é indispensável para o bem-estar geral de um indivíduo e abordá-la, por meio do design gráfico, pode tornar-se mais uma ferramenta para a desconstrução do estigma entorno dessas questões. Sendo assim, falar sobre esse tema desde as primeiras idades ajuda a conscientizar e reduzir o estigma negativo atribuído aos transtornos, além de promover bem- estar aos jovens. Buscando contribuir com esta questão, este trabalho tem como objetivo desenvolver um artefato gráfico destinado ao público adolescente que enuncie e contribua na compreensão de transtornos psicológicos. Para isso, faz- se necessário investigar o design como elemento emancipador e comunicacional, localizar as publicações contemporâneas que abordam os transtornos psicológicos no público adolescente identificando as principais abordagens adotadas para tratar o assunto. Paralelo a isso, construir uma metodologia híbrida que, entre outras ações, busca compreender o tema e o usuário além de realizar uma análise do problema, observando similares existentes com linguagens distintas (vídeos, ilustrações, aplicativos) que buscam informar e conscientizar o público sobre o assunto, para então definir os requisitos necessários para o desenvolvimento do projeto. O levantamento de dados realizado com o público busca identificar o melhor meio em que o artefato a ser produzido será inserido/distribuído e contribui na definição de requisitos importantes para a etapa criativa do projeto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



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