00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - EENF Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EENF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves, Sabrina Joany Felizardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4955507764365233pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Maria Cicera dos Santos de-
dc.creatorGraça, Liane Maria Santos da-
dc.date.accessioned2023-03-01T13:27:48Z-
dc.date.available2023-02-24-
dc.date.available2023-03-01T13:27:48Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.citationGRAÇA, Liane Maria Santos da. A descoberta da adolescência: como intervir efetivamente na prevenção do alto índice de gravidez precoce no loteamento Palmar, bairro Rio Novo. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10570-
dc.description.abstractINTRODUCTION: Premature and unplanned pregnancy needs to be widely discussed, as it denotes a lack of information and failures in the use of contraceptive methods among adolescents. In addition, it also highlights the lack of knowledge of parents and guardians, which disables them in this orientation process. In addition to the first two, the health units' lack of interest in promoting educational activities on the subject. The elaboration of this intervention project aims, starting from the identification of the priority problems that guide the daily life of the José Bernardes Neto Health Unit, to list educational actions to be developed to reduce the cases of teenage pregnancy in the community of Loteamento Palmar, in Bairro do Rio Novo (Maceió-AL). OBJECTIVE: The main objective of the project is to develop an intervention plan that increases the level of information of adolescents, thus minimizing the rates and risks of an early pregnancy. METHODOLOGY: This intervention project is based on Situational Strategic Planning, where situational diagnosis and quick estimation were methods used to recognize the selected problem. Its construction is supported by the bibliographic consultation on the topic addressed. DEFINED INTERVENTIONS: Among the proposed actions, in addition to mediating the discussion on early pregnancy, extending it to parents and guardians of adolescents, the health team needs to guarantee the school's participation in this educational process. Promoting dialogue with these young people in the school environment allows the discussion on health issues to leave the health unit, and gain other important spaces, thus promoting the decentralization of health information. FINAL CONSIDERATIONS: When working with educational activities in the community, it is expected to facilitate access to this information, making it more and more accessible to reach an increasing number of young people, adjusting to the social context they belong to, so that they understand that teenage pregnancy is preventable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação em Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectFamily Health Strategypt_BR
dc.subjectTeenage pregnancypt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.titleA descoberta da adolescência: como intervir efetivamente na prevenção do alto índice de gravidez precoce no loteamento Palmar, bairro Rio Novopt_BR
dc.title.alternativeThe discovery of adolescence: how to effectively intervene in preventing the high rate of early pregnancy in the Palmar subdivision, Rio Novo neighborhoodpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: A gravidez precoce e sem planejamento precisa ser amplamente discutida, uma vez que denota a falta de informação e falhas na utilização dos métodos contraceptivos entre os adolescentes. Para além disso, ressalta ainda o desconhecimento dos pais e responsáveis, o que os inabilitam nesse processo de orientação. Soma-se aos dois primeiros, o desinteresse das unidades de saúde na promoção de atividades educativas sobre o assunto. A elaboração deste projeto de intervenção visa, a partir da identificação dos problemas prioritários que norteiam o cotidiano da Unidade de Saúde José Bernardes Neto, elencar ações educativas a serem desenvolvidas para redução dos casos de gravidez na adolescência na comunidade do Loteamento Palmar, no Bairro do Rio Novo (Maceió -AL). OBJETIVO: O objetivo principal do projeto é elaborar um plano de intervenção que aumente o nível de informação dos adolescentes, minimizando assim, os índices e riscos de uma gravidez precoce. METODOLOGIA: Este projeto de intervenção baseia-se no Planejamento Estratégico Situacional, onde o diagnóstico situacional e a estimativa rápida foram métodos utilizados para reconhecimento do problema selecionado. Sua construção encontra-se respaldada na consulta bibliográfica sobre a temática abordada. INTERVENÇÕES DEFINIDAS: Dentre as ações propostas, além de intermediar a discussão sobre gravidez precoce, estendendo-a aos pais e responsáveis dos adolescentes, a equipe de saúde precisa garantir a participação da escola nesse processo educativo. Promover o diálogo com esses jovens no ambiente escolar possibilita que a discussão sobre as questões de saúde saia da unidade de saúde, e ganhe outros espaços importantes, promovendo assim a descentralização das informações de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao trabalhar as ações educativas na comunidade, espera-se facilitar o acesso a essas informações tornando-as cada vez mais acessíveis para atingir um número cada vez maior de jovens, ajustando-se ao contexto social pertencente, para que estes entendam que a gravidez na adolescência é algo evitável.pt_BR
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