00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alan Pedro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.referee1Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha-
dc.contributor.referee2Mello, Rafael Ferreira Leite de-
dc.creatorHolanda, Júlio César Ferreira Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5370866276189709pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T20:50:48Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-02-27T20:50:48Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationHOLANDA, Júlio César Ferreira Silva de. Sistema de validação de aspectos técnicos e pedagógicos de videoaulas : construindo recomendações e visualizações para apoiar o professor. 2023. 76 f. Dissertação ((Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10547-
dc.description.abstractWith the advancement of education technology and the trend of acceptance of virtual learning environments such as MOOCs and video platforms such as YouTube by students and teachers, the migration to these types of platforms is increasing, and the teachers who decide accepting the change must adapt the production of specific teaching material for such online environments. Video classes are the main teaching material available in most courses and online classes, but their production challenges the prior technical knowledge that most teachers have. As a way to support the teacher in the production of better video lessons, this work proposes a Video Lesson Validation System (SVV), characterized by processing the teachers videos and returning a series of presentable, easy-to-read and understandable information and data. A first study was carried out to detect the most relevant aspects of video classes for the acceptance of students about the material, which highlighted the duration of the video, type of video presentation (talking head), frequency of scene changes, presence of noise , image resolution and good resolution of problems and issues in the video. Aspects were used to build a dashboard with information about the video class based on these aspects. A second study showed that the dashboard was well accepted by a sample of participants that involved computer students and teachers, reinforcing the usefulness of the proposed tool for improving video classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectMontagem de sistemaspt_BR
dc.subjectLearning analyticspt_BR
dc.subjectDashboards (Sistema de informação gerencial)pt_BR
dc.subjectAceitação de tecnologiapt_BR
dc.subjectVideo Lessonspt_BR
dc.subjectSystem Modelingpt_BR
dc.subjectLearning Analyticspt_BR
dc.subjectDashboardpt_BR
dc.subjectTechnology Acceptance Studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleSistema de validação de aspectos técnicos e pedagógicos de videoaulas : construindo recomendações e visualizações para apoiar o professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia de educação e a tendência de aceitação de ambientes virtuais de aprendizagem como MOOCs e plataformas de vídeo como o YouTube por parte de alunos e professores, a migração para estes tipos de plataformas é cada vez maior, e os professores que decidem aceitar a mudança devem se adequara produção de material didático específico para tais ambientes online. As videoaulas são o principal material didático disponível em boa parte dos cursos e aulas online, mas sua produção desafia o conhecimento técnico prévio que boa parte dos professores possuem. Como forma de apoiar o professor na produção de videoaulas melhores, este trabalho propõe um Sistema de Validação de Videoaulas (SVV), caracterizado por processar os vídeos dos professores e retornar uma série de informações e dados apresentáveis e de fácil leitura e entendimento. Um primeiro estudo foi realizado para detectar os aspectos das videoaulas mais relevantes para a aceitação de alunos sobre o material, os quais se destacaram a duração do vídeo, tipo de apresentação do vídeo (talking head), frequência de mudança de cenas, presença de ruído, resolução da imagem e boa resolução de problemas e questões no vídeo. Os aspectos foram utilizados para construir um dashboard com informações sobre a videoaula baseadas nestes aspectos. Um segundo estudo mostrou que o dashboard elaborado foi bem aceito por uma amostra de participantes que envolvia estudantes e professores de computação, reforçando a utilidade da ferramenta proposta para a melhoria de videoaulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de validação de aspectos técnicos e pedagógicos de.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.