00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Rachel Rocha de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rose, Isabel Santana de-
dc.contributor.referee1Rechenberg, Fernanda-
dc.contributor.referee2Chaves, Julio Cézar-
dc.creatorMoreira, Andresa Monteiro-
dc.date.accessioned2023-02-27T20:13:09Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-27T20:13:09Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationMOREIRA, Andresa Monteiro. Interações e mediação : uma análise teórico-etnográfica do sincretismo afrobrasileiro na Sala FÉ do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10543-
dc.description.abstractThis work is a theoretical-ethnographic research on the exhibition of religious syncretism in the second module of the Sala FÉ of the Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklore (Maceió-AL) and the process of mediation as a practice of museum education. The research starting point is my previous experience over two years as a mediator at the Théo Brandão Museum. During that period, I was able to observe different types of reactions towards the religious syncretism module from the visitors. As well, I could also observe the strategies taken by other mediators to approach the theme of this part of the room, and how they dealt with the public’s reverence towards the Afro-religious symbols, and frequent prejudice over the exhibition. I attach particular attention to the interactions of mediators and visitors with the space and individuals’ reactions in order to problematize the concept of Afro-Brazilian syncretism, based on the mediators' reports, field diary records and classical and contemporary theories about the theme. I approach the mediation process as a museum practice and how it enabled me to exercise anthropological practice. Through this work, I intend to bring reflections on the mediation process in museums and contribute to discussions over religious syncretism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Sala FÉpt_BR
dc.subjectSincretismo (Religião)pt_BR
dc.subjectMediação (Museus)pt_BR
dc.subjectThéo Brandão Museum of Anthropology and Folklore (Maceió-Al)pt_BR
dc.subjectSala FÉ (faith room)pt_BR
dc.subjectReligious Syncretismpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleInterações e mediação : uma análise teórico-etnográfica do sincretismo afro-brasileiro na Sala FÉ do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclorept_BR
dc.title.alternativeInteractions and mediation: a theoretical-ethnographic analysis of Afro-Brazilian syncretism in the Faith Room of Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklorept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se trata de uma pesquisa teórico-etnográfica acerca da exposição do sincretismo religioso no segundo módulo da Sala FÉ do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (Maceió-AL) e do processo de mediação como prática da educação museal. A pesquisa tem como ponto de partida minha experiência prévia de mais de dois anos como mediadora no Museu Théo Brandão, período em que pude observar diversos tipos de comportamentos diante do módulo do sincretismo religioso por parte dos visitantes e diferentes estratégias por parte dos mediadores para falar sobre a temática dessa parte da sala e lidar, muitas vezes, com comportamentos preconceituosos do público assim como também com atitudes de reverência aos símbolos afro-religiosos dessa parte da sala. Enfatizo as interações dos mediadores e dos visitantes com espaço e as diversas reações das pessoas à sala para abordar e problematizar o conceito de sincretismo afro-brasileiro a partir dos relatos dos mediadores, dos registros do diário de campo e das teorias clássicas e contemporâneas sobre o tema. Abordo o processo de mediação como prática museal e de que maneira me possibilitou exercer a prática antropológica. Através deste trabalho, busco trazer reflexões sobre o processo de mediação em museus e contribuir nas discussões em torno do sincretismo religioso e seus desdobramentos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.