Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10528
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Eduardo Setton Sampaio da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9693173807382512 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Quintella, Ivvy Pedrosa Cavalcante Pessôa | - |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Karoline Alves de Melo | - |
dc.creator | Magalhães, Ariana Carla Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T15:30:35Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14 | - |
dc.date.available | 2023-02-27T15:30:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Ariana Carla Sousa de. Formação em engenharia e as habilidades do século XXI: um estudo sobre a gestão de competências. 2023. 204 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10528 | - |
dc.description.abstract | Industry 4.0 and its tendencies of production process dynamization directly impacted 21stcentury workers' and engineering professionals' employability. This scenario highlighted the need for competencies-based training in engineering education and a careful analysis of the skills that must be acquired by these professionals to guarantee professional relevance and labor market insertion. Because of this demand, the present thesis aimed to return the set of 6 essential skills for 21st-century engineering training. 14 skills sources, which listed 212 raw skills from 2003 to 2020, were analyzed. The processing and treatment of these skills, with the help of Venn Diagrams and Python programming language, followed by quantitative and relational analysis, resulted in the following set of essential skills for future engineering training: "communication skills"; "analytical skills"; "teamwork skills"; "creativity"; "leadership" and "self-regulation skills". This result offers a guide for educational institutions to build efficient and competence-centered learning plans. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em engenharia | pt_BR |
dc.subject | Habilidades (Tesauros) | pt_BR |
dc.subject | Formação de competências | pt_BR |
dc.subject | Engineering education | pt_BR |
dc.subject | 21st-century skills | pt_BR |
dc.subject | Competence-based training | pt_BR |
dc.subject | Skills thesaurus | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.title | Formação em engenharia e as habilidades do século XXI: um estudo sobre a gestão de competências | pt_BR |
dc.title.alternative | Engineering training and 21st century skills: a study about competency management | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A indústria 4.0 e suas tendências de dinamização do processo produtivo impactaram diretamente na empregabilidade do trabalhador do século XXI e, de forma particular, o profissional de engenharia. Esse cenário evidenciou a necessidade da formação por competências na educação em engenharia, e uma análise criteriosa das habilidades que devem ser adquiridas por esse profissional a fim de garantir sua inserção e relevância dentro do mercado de trabalho. Diante dessa demanda, o presente trabalho objetivou retornar o conjunto de 6 habilidades essenciais para a formação do engenheiro do século XXI. Foram analisadas 14 fontes de habilidades que listaram, ao todo, 212 habilidades brutas entre 2003 e 2020. O tratamento e o processamento dessas habilidades, com auxílio de Diagramas de Venn e da linguagem de programação Python, possibilitaram a realização de análises quantitativas e relacionais que resultaram na obtenção das habilidades de: “comunicação”, “habilidades de análise”, “trabalho em equipe”, “criatividade”, “liderança” e “autorregulação” como o conjunto essencial de habilidades necessário para a formação do engenheiro do futuro. Esse resultado fornece um guia para as instituições educacionais para planejamentos de aprendizagem eficientes e centrados em competências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação em engenharia e as habilidades do século XXI: um estudo sobre a gestão de competências.pdf | 9.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.