00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Eduardo Setton Sampaio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9693173807382512pt_BR
dc.contributor.referee1Quintella, Ivvy Pedrosa Cavalcante Pessôa-
dc.contributor.referee2Moraes, Karoline Alves de Melo-
dc.creatorMagalhães, Ariana Carla Sousa de-
dc.date.accessioned2023-02-27T15:30:35Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-27T15:30:35Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Ariana Carla Sousa de. Formação em engenharia e as habilidades do século XXI: um estudo sobre a gestão de competências. 2023. 204 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10528-
dc.description.abstractIndustry 4.0 and its tendencies of production process dynamization directly impacted 21stcentury workers' and engineering professionals' employability. This scenario highlighted the need for competencies-based training in engineering education and a careful analysis of the skills that must be acquired by these professionals to guarantee professional relevance and labor market insertion. Because of this demand, the present thesis aimed to return the set of 6 essential skills for 21st-century engineering training. 14 skills sources, which listed 212 raw skills from 2003 to 2020, were analyzed. The processing and treatment of these skills, with the help of Venn Diagrams and Python programming language, followed by quantitative and relational analysis, resulted in the following set of essential skills for future engineering training: "communication skills"; "analytical skills"; "teamwork skills"; "creativity"; "leadership" and "self-regulation skills". This result offers a guide for educational institutions to build efficient and competence-centered learning plans.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em engenhariapt_BR
dc.subjectHabilidades (Tesauros)pt_BR
dc.subjectFormação de competênciaspt_BR
dc.subjectEngineering educationpt_BR
dc.subject21st-century skillspt_BR
dc.subjectCompetence-based trainingpt_BR
dc.subjectSkills thesauruspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleFormação em engenharia e as habilidades do século XXI: um estudo sobre a gestão de competênciaspt_BR
dc.title.alternativeEngineering training and 21st century skills: a study about competency managementpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA indústria 4.0 e suas tendências de dinamização do processo produtivo impactaram diretamente na empregabilidade do trabalhador do século XXI e, de forma particular, o profissional de engenharia. Esse cenário evidenciou a necessidade da formação por competências na educação em engenharia, e uma análise criteriosa das habilidades que devem ser adquiridas por esse profissional a fim de garantir sua inserção e relevância dentro do mercado de trabalho. Diante dessa demanda, o presente trabalho objetivou retornar o conjunto de 6 habilidades essenciais para a formação do engenheiro do século XXI. Foram analisadas 14 fontes de habilidades que listaram, ao todo, 212 habilidades brutas entre 2003 e 2020. O tratamento e o processamento dessas habilidades, com auxílio de Diagramas de Venn e da linguagem de programação Python, possibilitaram a realização de análises quantitativas e relacionais que resultaram na obtenção das habilidades de: “comunicação”, “habilidades de análise”, “trabalho em equipe”, “criatividade”, “liderança” e “autorregulação” como o conjunto essencial de habilidades necessário para a formação do engenheiro do futuro. Esse resultado fornece um guia para as instituições educacionais para planejamentos de aprendizagem eficientes e centrados em competências.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação em engenharia e as habilidades do século XXI: um estudo sobre a gestão de competências.pdf9.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.