00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10519
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividade física e função cognitiva em adolescentes participantes de ações de extensão do IEFE/UFAL
Título(s) alternativo(s): Physical activity and cognitive function in adolescents participating in extension actions of IEFE/UFAL
Autor(es): Gonçalves, Arthur Douglas da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Rodrigo Augustemak de
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Enaiane Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Rofrigues, Natalia de Almeida
Resumo: Os benefícios da atividade física são bem difundidos atualmente. Pesquisas vêm buscando analisar a relação do exercício e da atividade física com o funcionamento do cérebro. Estudos realizados com crianças e adolescentes constataram que a prática constante de atividade física potencializou o funcionamento de algumas funções cognitivas. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar a associação entre atividade física e cognição em adolescentes. Estudo observacional, do tipo transversal, que foi realizado com adolescentes (12 a 18 anos) participantes de projetos de extensão “Hebiatria” e “Futebol” realizados no Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O estudo fez parte do macroprojeto intitulado “Esporte sem fronteiras: Estudo observacional prospectivo de indicadores de saúde em crianças e adolescentes” que foi aprovado pelo comitê de ética da UFAL. A cognição (variável dependente) foi avaliada pela função executiva, capacidade de memória e atenção seletiva, a partir dos seguintes testes: 1) color selection test (Stroop Test) e 2) Wisconsin Card Classification Test (WCST). A atividade física (variável independente) foi avaliada através do questionário Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAC-C). Maturação somática, casos de violência doméstica e condições pré-peri e pós-natal também foram consideradas como variáveis de confundimmento. Todas as avaliações foram realizadas no IEFE / UFAL, no contra turno em que os pacientes estudam e no horário de treino dos participantes de projeto na UFAL. Os dados foram de forma descritiva e inferencial (testes de correlação linear e regressão múltipla) adotando p <0,05. Diante do exposto, a maioria dos adolescentes foram considerados insuficientemente ativos (n= 43, 89,6%). Não foram encontradas relações significativas entre atividade física e funções cognitivas (função executiva (0,573), memória (0,955) e atenção seletiva (0,832)) avaliados neste estudo, como também com as variáveis de confusão. Contudo, vários estudos já mostraram resultados positivos entre cognição e atividade física, o que pode ser de suma importância, visto que, os efeitos do movimento corporal no funcionamento do cérebro, consequentemente causa melhorias no desempenho escolar.
Abstract: The benefits of physical activity are widespread these days. Researches research looking to analyze the relationship of exercise and physical activity with the functioning of the brain. Studies carried out with children and adolescents found that the constant practice of physical activity enhanced the functioning of some cognitive functions. Thus, this study aims to verify the association between physical activity and cognition in adolescents. Observational, cross-sectional study, which was carried out with adolescents (12 to 18 years old) participating in extension projects “Hebiatry” and “Football” carried out at the Institute of Physical Education and Sport (IEFE) of the Federal University of Alagoas (UFAL). The study was part of the macro-project entitled “Sport without borders: Prospective observational study of health indicators in children and adolescents”, which was approved by the UFAL ethics committee. Cognition (dependent dependent) was assessed by executive function, memory capacity and selective attention, using the following tests: 1) color selection test (Stroop Test) and 2) Wisconsin Card Classification Test (WCST). Physical activity (independent variable) was assessed using the Physical Activity Questionnaire for Elderly Children (PAC-C) questionnaire. Somatic maturation, cases of domestic violence and pre-peri and postnatal conditions were also evaluated as confounding variables. All assessments were carried out at the IEFE / UFAL, not against the shift in which patients study and during the training hours of project participants at UFAL. Data were descriptive and inferential (linear correlation and multiple regression tests) adopting p <0.05. Given the above, most adolescents were considered insufficiently active (n = 43, 89.6%). No relationships were found between physical activity and cognitive functions (executive function (0.573), memory (0.955) and selective attention (0.832)) elaborated in this study, as well as with the confounding variables. However, several studies have already associated positive results between cognition and physics, which can be of paramount importance, since the activity and the effects of body movement on brain functioning, consequently cause improvements in school performance.
Palavras-chave: Cognição
Memória
Atenção
Exercício físico
Cognition
Memory
Attention
Exercise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: GONÇALVES, Arthur Douglas da Silva. Atividade física e função cognitiva em adolescentes participantes de ações de extensão do IEFE/UFAL. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10519
Data do documento: 22-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividade física e função cognitiva em adolescentes participantes de açõesde.pdf3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.