Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Cleyton Sidney de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7695703525594115 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zanotti, Susane Vasconcelos | - |
dc.creator | Roque, Thianne Lourena Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T21:15:39Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13 | - |
dc.date.available | 2023-02-24T21:15:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
dc.identifier.citation | ROQUE, Thianne Lourena Cardoso. Gradiva e epistemologia freudiana: entre a estética e a formalização científica. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10508 | - |
dc.description.abstract | Freud saw psychoanalysis as a science of nature, but even being on the side of science, he had to resort to what was considered "mystical" in order to recover important elements that the scientific narrative allowed to escape. Based on the assumption that there is something that literature offers to psychoanalysis, helping it to think, the objective of this article is to investigate how an aesthetic regime of thought can contribute to the constitution of Freud's model of scientific formalization. It is because of a scientific demand that Freud welcomes elements of other knowledges. The path he travels is the product of the intersection between scientific precision and poetic sensitivity. By refusing presuppositions of scientific knowledge to assert the scientificity of psychoanalysis, he collects indications of an aesthetic methodology of attention to detail. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia freudiana | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Formalização científica | pt_BR |
dc.subject | Freudian Epistemology | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.subject | Scientific Formalization | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Gradiva e epistemologia freudiana: entre a estética e a formalização científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Freud enxergava a psicanálise como uma ciência da natureza. Mas, mesmo estando do lado da ciência, precisou recorrer ao que se considerava “místico” para recuperar elementos importantes que a narrativa científica deixava escapar. Partindo-se do pressuposto de que há algo que a literatura oferece à psicanálise, ajudando-a a pensar, o objetivo deste artigo é investigar como um regime estético de pensamento pode contribuir na constituição do modelo de formalização científica de Freud. É por uma exigência científica que Freud acolhe elementos de outros saberes. O caminho que percorre é o produto da intersecção entre a precisão científica e a sensibilidade poética. Recusando pressupostos do conhecimento científico para fazer valer a cientificidade da psicanálise, recolhe indicativos de uma metodologia estética de atenção aos detalhes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gradiva e epistemologia freudiana - entre a estética e a formalização científica.pdf | 837.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.