Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10499
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nicácio, Saulo Verçosa | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Lucas de Sousa | - |
dc.creator | Silva, Caroline Francisca da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T18:45:32Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31 | - |
dc.date.available | 2023-02-24T18:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caroline Francisca da. A utilização de recursos didático-pedagógicos por professores de biologia em Maceió, Alagoas. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10499 | - |
dc.description.abstract | The didactic-pedagogical resources are diverse and can be used to facilitate learning and make the approach to the contents taught dynamic, in addition each method and didactic resource allows the exploration of what is being studied in different ways and perspectives. Thus, the present study aimed to verify the diversity, frequency and possible limitations in the use of didactic-pedagogical resources by Biology teachers in Maceió, Alagoas. For this purpose, a semi-structured questionnaire was used, with questions covering 3 main categories: Importance of didactic-pedagogical resources; use of didactic-pedagogical resources; Limitations in the use of didactic-pedagogical materials. The collected data were analyzed and discussed in a qualitative way, through the content analysis method, observing the subjectivities present in the participants' responses. From the answers obtained and data analysis, it was possible to conclude that the use of didactic resources is important for the learning and dynamization of the content, and that although the most frequently used resources are still the textbook and blackboard, other resources are also used by the teachers. In addition, due to the COVID-19 pandemic, technological resources, such as computers/notebooks and smartphones, have been gaining more and more space in the educational scenario. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Métodos didático-pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Biology teaching | pt_BR |
dc.subject | Didactic-pedagogical resources | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | A utilização de recursos didático-pedagógicos por professores de biologia em Maceió, Alagoas | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of didactic-pedagogical resources by biology teachers in Maceió, Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Os recursos didático-pedagógicos são diversos e podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem e dinamizar a abordagem dos conteúdos lecionados, ademais cada método e recurso didático possibilita a exploração do que está sendo estudado de diferentes modos e perspectivas. Desta forma, o presente estudo objetivou verificar a diversidade, a frequência e as possíveis limitações na utilização de recursos didáticopedagógicos por professores de Biologia em Maceió, Alagoas. Para tanto foi utilizado um questionário semiestruturado, com questões que contemplam 3 principais categorias: Importância dos recursos didático-pedagógicos; utilização de recursos didático-pedagógicos; Limitações na utilização de materiais didático-pedagógicos. Os dados coletados foram analisados e discutidos de forma qualitativa, através do método de análise do conteúdo, observando-se as subjetividades presentes nas respostas dos participantes. A partir das respostas obtidas e análise dos dados, foi possível concluir que o uso dos recursos didáticos é importante para a aprendizagem e dinamização do conteúdo, e que apesar de os recursos mais frequentemente utilizados ainda serem o livro didático e lousa, outros recursos também são utilizados pelos professores. Além disso, por motivo da pandemia de COVID-19, os recursos tecnológicos, como computadores/notebooks e smartphones, têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de recursos didático-pedagógicos por professores de biologia em Maceió, Alagoas.pdf | 703.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.