00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee2Porto, José Fábio Boia-
dc.creatorSantos, Claudicesar José dos-
dc.date.accessioned2023-02-23T18:38:48Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-02-23T18:38:48Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudicesar José dos. Ensino e aprendizagem de álgebra. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10482-
dc.description.abstractNão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagem - Álgebrapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática – Metacogniçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de álgebrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a fazer uma análise do ensino da Álgebra nos últimos anos do Ensino Fundamental. O foco incide sobre a importância da metacognição, que se refere à tomada de consciência acerca do próprio conhecimento, assim como dos processos que levam a ele. Em outras palavras, trata-se da consciência do professor acerca do sentido dos temas que está ensinando, de saber como passar este sentido para os alunos, para que os temas não mergulhem, como é a tendência forte em ensino de matemática, numa abstração espúria que torna o aprendizado no mínimo deveras difícil. O trabalho se fundamenta numa discussão teórica em cima de diversos autores dos quais destacamos Ana Cristina Ferreira e Wagner Rodrigues Valente, que pesquisaram com afinco a temática do Ensino da Matemática e do Ensino da álgebra, assim como da Psicologia Cognitiva e educacional. A construção do ensino da álgebra não se dá somente quando se trabalha seus significados, mesmo quando existe um domínio de dada operação, situação, como resolução de equação ou até mesmo simplificação de expressões. Constata-se que através da história dos temas e problemas da Álgebra, assim como de seus conceitos, pode-se melhorar o processo de metacognição por parte do professor e por parte do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino e aprendizagem de álgebra.pdf267.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.