Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333867842573866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Vanio Fragoso de | - |
dc.contributor.referee2 | Porto, José Fábio Boia | - |
dc.creator | Santos, Claudicesar José dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T18:38:48Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27 | - |
dc.date.available | 2023-02-23T18:38:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Claudicesar José dos. Ensino e aprendizagem de álgebra. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10482 | - |
dc.description.abstract | Não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem - Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Metacognição | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de álgebra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a fazer uma análise do ensino da Álgebra nos últimos anos do Ensino Fundamental. O foco incide sobre a importância da metacognição, que se refere à tomada de consciência acerca do próprio conhecimento, assim como dos processos que levam a ele. Em outras palavras, trata-se da consciência do professor acerca do sentido dos temas que está ensinando, de saber como passar este sentido para os alunos, para que os temas não mergulhem, como é a tendência forte em ensino de matemática, numa abstração espúria que torna o aprendizado no mínimo deveras difícil. O trabalho se fundamenta numa discussão teórica em cima de diversos autores dos quais destacamos Ana Cristina Ferreira e Wagner Rodrigues Valente, que pesquisaram com afinco a temática do Ensino da Matemática e do Ensino da álgebra, assim como da Psicologia Cognitiva e educacional. A construção do ensino da álgebra não se dá somente quando se trabalha seus significados, mesmo quando existe um domínio de dada operação, situação, como resolução de equação ou até mesmo simplificação de expressões. Constata-se que através da história dos temas e problemas da Álgebra, assim como de seus conceitos, pode-se melhorar o processo de metacognição por parte do professor e por parte do aluno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino e aprendizagem de álgebra.pdf | 267.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.