00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee2Silva, Welkson Pires da-
dc.creatorSantos, Débora de Farias-
dc.date.accessioned2023-02-16T18:58:32Z-
dc.date.available2023-01-23-
dc.date.available2023-02-16T18:58:32Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Débora de Farias. “Sociologia na mesa”: produção de material didático para o ensino de sociologia no ensino médio. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10459-
dc.description.abstractEl presente trabajo aborda un análisis en torno a la producción de un material didáctico para el contexto de la Docencia de Sociología en el Bachillerato, por lo que se discutirán los principales desafíos para la producción de este material, los elementos básicos para su elaboración, las dificultades encontradas. en la construcción del contenido y el objeto, así como en la aplicación del material didáctico producido para una competencia de juegos, en una escuela pública de la Red Estatal de Enseñanza de Alagoas. La reflexión aquí realizada busca relatar la experiencia de la elaboración y ejecución del juego de cartas denominado “Sociología en la mesa”, haciendo un paralelo con los estudios en torno al tema, de autores como: Bandeira (2009), Ferraz (2015), Kishimoto (1996), Nogueira (2012), entre otros. Presentamos reflexiones teóricas sobre la producción de materiales didácticos y trazamos el camino de la construcción, abordando la elección del contenido, la definición del objeto, el público objetivo a alcanzar y los medios utilizados para desarrollar el arte. Posteriormente, examinamos la aplicación y las debilidades percibidas. Así, esta propuesta tiene como objetivo demostrar la viabilidad de producir materiales didácticos y su uso en el bachillerato como aparato para consolidar el proceso docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia na mesapt_BR
dc.subjectMaterial didácticopt_BR
dc.subjectJuegopt_BR
dc.subjectEnseñanza de la sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia en la mesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.title“Sociologia na mesa”: produção de material didático para o ensino de sociologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternative“Sociología en la mesa”: producción de material didáctico para la enseñanza de la sociología en la escuela secundariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma análise em torno da produção de um material didático para o contexto do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, de modo que serão discutidos os principais desafios para a produção desse material, os elementos básicos para sua elaboração, as dificuldades encontradas na construção do conteúdo e do objeto, bem como, a aplicação do material didático produzido para uma gincana de jogos, em uma escola pública da rede Estadual de Ensino de Alagoas. A reflexão aqui realizada busca relacionar a experiência da elaboração e execução do jogo de cartas denominado “Sociologia na mesa”, fazendo um paralelo com os estudos em torno da temática, a partir de autores como: Bandeira (2009), Ferraz (2015), Kishimoto (1996), Nogueira (2012), entre outros. Apresentamos reflexões teóricas em torno da produção de materiais didáticos e traçamos o percurso da construção, tratando acerca da escolha do conteúdo, da definição do objeto, público alvo a ser alcançado e mídia utilizada para desenvolver a arte. Posteriormente, examinamos a aplicação e as fragilidades percebidas. Assim, tal proposta, visa demonstrar a viabilidade da produção de materiais didáticos e a sua utilização no Ensino Médio como aparato para consolidar o processo de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sociologia na mesa - produção de material didático para o ensino de sociologia.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.