Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Jordânia de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223011528014481 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Welkson Pires da | - |
dc.creator | Santos, Débora de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T18:58:32Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23 | - |
dc.date.available | 2023-02-16T18:58:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Débora de Farias. “Sociologia na mesa”: produção de material didático para o ensino de sociologia no ensino médio. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10459 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo aborda un análisis en torno a la producción de un material didáctico para el contexto de la Docencia de Sociología en el Bachillerato, por lo que se discutirán los principales desafíos para la producción de este material, los elementos básicos para su elaboración, las dificultades encontradas. en la construcción del contenido y el objeto, así como en la aplicación del material didáctico producido para una competencia de juegos, en una escuela pública de la Red Estatal de Enseñanza de Alagoas. La reflexión aquí realizada busca relatar la experiencia de la elaboración y ejecución del juego de cartas denominado “Sociología en la mesa”, haciendo un paralelo con los estudios en torno al tema, de autores como: Bandeira (2009), Ferraz (2015), Kishimoto (1996), Nogueira (2012), entre otros. Presentamos reflexiones teóricas sobre la producción de materiales didácticos y trazamos el camino de la construcción, abordando la elección del contenido, la definición del objeto, el público objetivo a alcanzar y los medios utilizados para desarrollar el arte. Posteriormente, examinamos la aplicación y las debilidades percibidas. Así, esta propuesta tiene como objetivo demostrar la viabilidad de producir materiales didácticos y su uso en el bachillerato como aparato para consolidar el proceso docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia na mesa | pt_BR |
dc.subject | Material didáctico | pt_BR |
dc.subject | Juego | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de la sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia en la mesa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.title | “Sociologia na mesa”: produção de material didático para o ensino de sociologia no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | “Sociología en la mesa”: producción de material didáctico para la enseñanza de la sociología en la escuela secundaria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma análise em torno da produção de um material didático para o contexto do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, de modo que serão discutidos os principais desafios para a produção desse material, os elementos básicos para sua elaboração, as dificuldades encontradas na construção do conteúdo e do objeto, bem como, a aplicação do material didático produzido para uma gincana de jogos, em uma escola pública da rede Estadual de Ensino de Alagoas. A reflexão aqui realizada busca relacionar a experiência da elaboração e execução do jogo de cartas denominado “Sociologia na mesa”, fazendo um paralelo com os estudos em torno da temática, a partir de autores como: Bandeira (2009), Ferraz (2015), Kishimoto (1996), Nogueira (2012), entre outros. Apresentamos reflexões teóricas em torno da produção de materiais didáticos e traçamos o percurso da construção, tratando acerca da escolha do conteúdo, da definição do objeto, público alvo a ser alcançado e mídia utilizada para desenvolver a arte. Posteriormente, examinamos a aplicação e as fragilidades percebidas. Assim, tal proposta, visa demonstrar a viabilidade da produção de materiais didáticos e a sua utilização no Ensino Médio como aparato para consolidar o processo de ensino. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sociologia na mesa - produção de material didático para o ensino de sociologia.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.