00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10451
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os esportes escolares e a COVID-19: os impactos da pandemia sob a visão dos professores de Educação Física
Autor(es): Campos, Deyvys Lins de
Primeiro Orientador: Holanda, Suyllane Fernanda Mota de
metadata.dc.contributor.referee1: Maia Filho, Humberto Jorge de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Heloise Silva dos
Resumo: A pandemia da COVID-19 trouxe impactos em várias áreas e a educação foi uma das afetadas. O esporte escolar é um conteúdo da Educação Física e muito presente nas escolas, em Alagoas teve sua principal competição cancelada em 2020, os Jogos Estudantis de Alagoas que foi cancelado devido à pandemia. Por essa razão, este estudo teve como objetivos identificar os impactos sentidos pelos professores participantes do JEAL de 2021 e buscar discutir possibilidades de propostas no que diz respeito ao Esporte Escolar de Educação Física, além de comparar e analisar os impactos nas esferas públicas e privadas. A pesquisa tem natureza qualitativa. Participaram da pesquisa seis professores de Educação Física, da rede pública e da privada de Alagoas, cujas idades dos participantes compreendiam entre 28 e 42 anos. Como instrumento de coleta, utilizamos a entrevista semi-estruturada que foi realizada por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp. Os dados coletados foram separados em categorias que foram criadas com base nas semelhanças encontradas nas falas dos participantes. Com isso surgiram as seguintes categorias: Impactos no Esporte Escolar, Desafios na pandemia, Volta às aulas/treinos presenciais e Perspectiva do Esporte Escolar. A partir da interpretação dos dados foi possível concluir que os professores se depararam com muitas dificuldades para o trabalho como: falta de recursos para as aulas online, dificuldade em manter o foco dos alunos e a baixa motivação para prática do esporte escolar durante todo esse período, mas que com um trabalho feito de forma organizada tem uma boa perspectiva para o tempo que está por vir. Com os resultados encontrados nesta pesquisa, foi possível identificar que a parte de impacto que mais diferenciou entre a esfera pública e privada se deu devido a escassez de recurso por parte de professores ou alunos da rede pública. Sugerimos que as escolas que ainda não têm um protocolo de saúde de medidas sanitárias possam vir a adotar um e que os retornos das competições sejam feitas de maneira gradual observando o nível de contaminação de cada região visando uma maior segurança para todos os envolvidos no esporte escolar.
Abstract: The COVID-19 pandemic brought impacts in several areas and education was one of those affected. School sport is a content of physical education and very present in schools, in Alagoas had its main competition canceled in 2020, the Alagoas Student Games that was canceled due to the pandemic. For this reason, this study aimed to identify the impacts felt by teachers participating in the JEAL 2021 and seeks to discuss possibilities of proposals with regard to School Sports of Physical Education, in addition to comparing and analyzing the impacts in the public and private spheres. The research has a qualitative nature. Six Physical Education teachers from the public and private schools of Alagoas participated in the research, whose ages ranged between 28 and 42 years. As a collection instrument, we used the semi-structured interview that was carried out through the WhatsApp communication application. The collected data were separated into categories that were created based on the similarities found in the participants' statements. As a result, the following categories emerged: Impacts on School Sports, Challenges in the pandemic, back to school / face-to-face training and School Sports Perspective. From the interpretation of the data, it was possible to conclude that the teachers faced many difficulties for their work, such as: lack of resources for online classes, difficulty in keeping students' focus and low motivation to practice school sports throughout this period. , but with a job done in an organized way, you have a good perspective for the time to come. With the results found in this research, it was possible to identify that the part of impact that most differentiated between the public and private spheres was due to the scarcity of resources on the part of teachers or students from the public network. We suggest that schools that do not yet have a health protocol of sanitary measures can adopt one and that competition returns be made gradually, observing the level of contamination in each region, aiming at greater safety for everyone involved in school sports.
Palavras-chave: Esportes escolares
Educação física na escola
Covid-19 - esportes
Jogos escolares – Alagoas
School Sports
JEAL
Pandemic
COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: CAMPOS, Deyvys Lins de. Os esportes escolares e a COVID-19: os impactos da pandemia sob a visão dos professores de Educação Física. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10451
Data do documento: 25-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os esportes escolares e a COVID-19 - os impactos da pandemia sob a visão.pdf867.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.