00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.creatorSilva Junior, Djalma Bento da-
dc.date.accessioned2023-02-14T22:37:35Z-
dc.date.available2023-01-20-
dc.date.available2023-02-14T22:37:35Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Djalma Bento da Silva Junior. Análise do impacto do ensino da trigonometria na educação básica, com ênfase nos alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da cidade de Maceió/AL. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. Alagoaspt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10450-
dc.description.abstractThe present work aims to demonstrate how the teaching of trigonometric relations in the right triangle is built with a dynamic and participatory teaching of the student, under the application of the Van Hiele model in the 2nd grade of High School in a private school in the city of Maceió/AL. The study will survey 11 students about the teaching of trigonometry in the right triangle, presenting the level of understanding that the student brought from Elementary School. Taking into account aspects of the knowledge that the student already has and how this knowledge will be useful in the construction of the teaching-learning process of the content in question. For this, aspects of the Theory of Meaningful Learning and the Theory of Conceptual Fields of Vergnaud were presented, in addition to raising the importance of using software such as Geogebra and ICTs during teaching. It is also worth mentioning the roles that must be played by the teacher and student, the teacher assuming his place and mediation between knowledge to be built and knowledge already absorbed by the student, and the student as an active part in his teaching-learning process. It is concluded that the teacher has the potential to change the way of teaching, ensuring better student learning, the right stimuli develops the student and leads to his maximum potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAnálise do impacto do ensino da trigonometria na educação básica, com ênfase nos alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da cidade de Maceió/ALpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of teaching trigonometry in basic education, with emphasis on students of the 2nd year of high school in a school in the city of Maceió/AL.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o ensino de relações trigonométricas no triângulo retângulo é construído com um ensino dinâmico e participativo do aluno, sob a aplicação do modelo de Van Hiele na 2ª série do Ensino Médio em um colégio da rede privada de ensino na cidade de Maceió/AL. O estudo fez um levantamento com 11 alunos a respeito do ensino da trigonometria no triangulo retângulo, apresentando o nível de entendimento que o aluno trouxe do Ensino Fundamental. Levando em conta aspectos do conhecimento que o aluno já tem e como esse conhecimento será útil na construção do processo de ensino aprendizagem do conteúdo em questão. Para isso, foram apresentados aspectos da Teoria da aprendizagem significativa e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, além de levantar a importância do uso de softwares como Geogebra e tecnologia da informação e comunicação (TIC) durante o ensino. Vale ressaltar também os papeis que devem ser empenhados pelo professor e aluno, o professor assumindo seu local e mediação entre conhecimento a ser construído e conhecimento já absorvido pelo aluno, e o aluno como peça ativa no seu processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que, o professor tem o potencial para modificar a forma de ensino, garantindo uma melhor aprendizagem dos alunos, os estímulos certo desenvolve o aluno e leva ao seu máximo potencial.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.