00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.creatorMorais, Edmilson Júnior Amorim de-
dc.date.accessioned2023-02-14T21:19:07Z-
dc.date.available2023-01-20-
dc.date.available2023-02-14T21:19:07Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.identifier.citationMORAIS, Edmilson Júnior Amorim de. Recursos lúdicos para desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil: relato de experiência. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10447-
dc.description.abstractThe objective of this article is to report the playful intervention experiences to promote the learning of socioemotional skills, defined in the light of the cultural-historical theory as a phenomenon that is developed from the social relations between the active subjects of a cultural, being emotions and cognition, a dynamic unit constituted by the higher mental processes. The internship took place in a public early childhood education unit in a neighborhood of Maceió/Al. Four children from 4 to 5 years old and the classroom teacher participated in the proposal. Storytelling, conversation circle, two online games, and a board game produced by the author were used. The realization of the proposal brings contributions to an integral view of early childhood education, in addition to expanding the tools available to educators and building new meanings of emotions in early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRecursos Lúdicospt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectSocioemotional skillspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPlayful Resourcespt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleRecursos lúdicos para desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente artigo é relatar as experiências lúdicas de intervenção para promoção do aprendizado de habilidades socioemocionais na educação infantil, definida à luz da teoria histórico-cultural, como um fenômeno que é desenvolvido a partir das relações sociais entre os sujeitos ativos de uma cultura sendo as emoções e cognição uma unidade dinâmica constituída pelos processos mentais superiores. O estágio ocorreu em uma unidade de educação infantil pública em um bairro de Maceió/Al. Participaram da proposta quatro crianças de 4 a 5 anos e a professora da sala. Foram utilizados contação de uma história, roda de conversa, dois jogos online e um jogo de tabuleiro produzido pelo autor.A realização da proposta traz contribuições para uma visão integral da educação infantil, além de ampliar as ferramentas disponíveis aos educadores e construir novos significados das emoções na educação infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.