06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.creatorSilva, Daniel de Melo-
dc.date.accessioned2023-02-10T14:44:11Z-
dc.date.available2023-02-10-
dc.date.available2023-02-10T14:44:11Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel de Melo. As TDICS e a educação: pesquisa exploratória dentre os desafios e as possibilidades no ensino fundamental em Pariconha – AL. 53 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10405-
dc.description.abstractAs the world is undergoing revolutionary technological and innovative transformations, every day our habit of communicating, informing, interacting, playing and working undergoes changes. Therefore, this work aims to present and show how we are living this new world reality. It aims to analyze the practice of the changes that have occurred, regarding the use of digital technological resources, and how much can be used via the internet. The topic under discussion has as problematization: What are the necessary strategies for the development of pedagogical activities mediated by digital technological resources of information and communication (TDIC) to improve the teaching and learning process? Review the pedagogical strategies mediated by resources for the process of teaching and learning improvements in the school context. And the other objectives are: a) to make the concept and historical and social definition of the use of DICT in basic education more flexible; b) to undertake the analysis of the use of digital technology and its applicability in the school context: A look at the new reality; c) reflect on the use of TDIC in education: among the challenges and possibilities of teaching and learning today. As for the methodological procedures for deepening, it is an exploratory-descriptive research of a qualitative nature. Data collection was carried out through a questionnaire and applied to 5 elementary school teachers 1 and 2. Data analysis will be carried out through the content addressed and finally, describe the reports. This work is organized into three chapters and subtitles: 1) DICT in education from a historical perspective; 2) TDICs and education: contributions to the teaching and learning process and 3) TDIC in the educational context: challenges and possibilities for teaching and learning today. In this sense, this study is necessary so that we can overcome the paradigm that TDICs are a simple teaching resource, but understand that these are mediating tools that enable significant experiences in pedagogical work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Digital de Informação e Comunicação - TDICpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAs TDICS e a educação: pesquisa exploratória dentre os desafios e as possibilidades no ensino fundamental em Pariconha – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoComo o mundo está passando por transformações revolucionárias tecnológicas e inovadoras, cada dia mais o nosso hábito de comunicar, informar, interagir, brincar e trabalhar sofre por modificações. Diante disso, esse trabalho tem por finalidade apresentar e mostrar como estamos vivendo essa nova realidade mundial. Tem o intuito de analisar a prática das mudanças ocorridas, quanto na utilização dos recursos tecnológicos digitais, quanto que pode ser usado via internet. O tema em discussão tem como problematização: Quais as estratégias necessárias para o desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas pelos recursos tecnológicos digitais da informação e comunicação (TDIC) para melhorar o processo de ensino e aprendizagem? Rever as estratégias pedagógicas mediadas pelos recursos para o processo de melhorias de ensino e na aprendizagem no contexto escolar. E os demais objetivos são: a) flexibilizar o conceito e definição histórico e social do uso das TDIC na educação básica; b) empenhar a análise do uso da tecnologia digital e sua aplicabilidade no contexto escolar: Um olhar para nova realidade; c) refletir sobre o uso da TDIC na educação: dentre os desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem na atualidade. Quanto aos procedimentos metodológicos para aprofundamento, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário e aplicado para 5 professores do ensino fundamental 1 e 2. A análise de dados será realizada através do conteúdo abordado e por último, descrever os relatos. Este trabalho está organizado em três capítulos e subtítulos: 1) a TDIC na educação a partir de uma perspectiva histórica; 2) as TDICs e educação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e 3) TDIC no contexto educacional: desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem na atualidade. Nesse sentido, se faz necessário este estudo para que se possa superar o paradigma de que as TDICs é um simples recurso de ensino, mas compreender que estas são ferramentas mediadoras que possibilitam experiências significativas no fazer pedagógico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.