00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Omena, Márcia Adriana Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917045864411649pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee2Soeiro, Tiago de Moura-
dc.creatorDantas, Fillype Fernandes-
dc.creatorSilva, Jayne Kelly Severino-
dc.date.accessioned2023-02-09T22:22:05Z-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-02-09T22:22:05Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationDANTAS, Fillype Fernandes; SILVA, Jayne Kelly Severino. A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFAL em relação a aplicação do código de ética da profissão contábil. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10397-
dc.description.abstractAccountants must practice their profession in accordance with the ethical principles of the accountant professional. In view of this, the purpose of this course conclusion paper is to understand what is the perception of the students of the Accounting Sciences course at UFAL in relation to the application of the accounting profession's code of ethics. For the development of the work, a field research was carried out where the target audience was the students of the Accounting Sciences Course at the Federal University of Alagoas - UFAL, who answered a questionnaire provided byGoogle Docs. To prepare the questionnaire, the work was based on a work publishedby Universidade Caxias do Sul, and another published by Universidade Federal do Ceará. The questionnaire applied to collect the data that served as the basis for this sampling was divided into three parts, the first being to define the profile of the respondents; the second part was intended only for students who have already taken the discipline that deals with ethics applied to accounting; and the latter, in turn, asked questions about some situations that may occur in the daily life of the accounting professional so that students could state whether the conduct was in accordance with CEPC. 246 e-mails were sent to students, but of this total only 122 students answered the questionnaire, approximately 50%. At the end of the work, theobjective of the study was achieved, since it was possible to verify the students' perception of knowledge of ethics, and it was also found that students see the Codeof Ethics for the Professional Accountant as important for the development professional, as 88.8% of respondents agree in some way with this statement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectContadores - Discentespt_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectAccounting professionpt_BR
dc.subjectCode of ethicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleA percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFAL em relação a aplicação do código de ética da profissão contábilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade entender qual é a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFAL em relação à aplicação do código de ética da profissão contábil. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo onde o público alvo foram os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, que responderam a um questionário disponibilizado pelo Google Docs. Para elaborar o questionário, o trabalho tomou como base um trabalho publicado pela Universidade de Caxias do Sul, e outro publicado pela Universidade Federal do Ceará. O questionário aplicado para levantar os dados que serviram de base para essa amostragem foi dividido em três partes, sendo a primeira para definir o perfil dos respondentes; a segunda parte foi destinada apenas para os alunos que já cursaram a disciplina que aborda a ética aplicada à contabilidade; e a última, por sua vez, fez questionamentos acerca de algumas situações que podem ocorrer no dia a dia do profissional contábil para que os alunos pudessem afirmar se a conduta estava de acordo com o CEPC. Foram enviados 246 e-mails para os alunos, porém desse total apenas 122 alunos responderam ao questionário, aproximadamente 50%. Ao final do trabalho, o objetivo do estudo foi alcançado, uma vez que foi possível verificar a percepção dos discentes sobre o conhecimento da ética, e foi constatado, ainda, que os alunos veem o Código de Ética do Profissional Contador como importante para o desenvolvimento profissional, pois 88,8% dos respondentes concordam de alguma forma com essa afirmação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.