06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise discursiva sobre a representação de Lampião no Cangaço
Autor(es): Silva, Lucas Gonçalves
Primeiro Orientador: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cezar Alexandre Neri
metadata.dc.contributor.referee2: Mallmann, Tatiana Weber
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Cristian Souza de
Resumo: O cangaço foi um movimento social armado no sertão que ocorreu, por exemplo, por consequência da miséria e das desigualdades sociais que predominam no cenário nordestino. Lampião foi o grande personagem desse movimento, pois não se conformava com a forma em que o sertão era visto pelo poder público e pelos grandes latifundiários. Desse modo, enxerga no cangaço uma forma de fazer “justiça” para possa modificar o meio em que o sertanejo estava inserido. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar os discursos construídos sobre Lampião e sua representação no cangaço, que acarreta diferentes formas no processo de significação. Para esta análise evocamos os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso, desenvolvida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi, que reconhecem o discurso como um objeto teórico e estuda suas relações políticas, ideológicas e sócio-históricas. Para isso, debruçamo- nos com Orlandi (2006; 2015; 2017), Pêcheux (2014), Bezerra (2015), dentre outros/as. Diante desses aportes, buscamos entender os discursos construídos sobre Lampião e o cangaço pelo imaginário social, como uma forma de questionar seu lugar social, o contexto em que os cangaceiros/as estavam inseridos e a maneira como eram jogados à própria sorte. Assim, buscamos refletir sobre a representação da figura de Lampião no cangaço e apresentar como esse movimento cangacista não pode ser analisado por meio de um viés que consagra a história do cangaço como sendo única e verdadeira. Além do mais, que as noções de bandido, vilão e/ou herói, Robin Hood do sertão são dizeres que o imaginário social criou para apagar e silenciar o verdadeiro cangaceiro que foi Virgulino Ferreira da Silva.
Abstract: The cangaço was an armed social movement in the sertão (backlands) that occurred, for example, as a consequence of the poverty and social inequalities that predominated in the Northeastern scenario. Lampião was the great character of this movement, because he did not conform to the way the sertão was seen by the government and the large landowners. In this way, he sees in the cangaço a way to do justice in order to change the environment in which the sertanejo was inserted. In this sense, this study seeks to analyze the discourses constructed about Lampião and his representation in the cangaço, which entails different forms in the signification process. For this analysis we evoke the theoretical-methodological devices of Discourse Analysis, developed by Michel Pêcheux and Eni Orlandi, who recognize discourse as a theoretical object and study its political, ideological and socio-historical relations. Therefore, we focus on the theories of Orlandi (2006; 2015; 2017), Pêcheux (2014), Bezerra (2015), among others. In light of these contributions, we investigated the discourses built about Lampião and the cangaço by the social imaginary, as a way of questioning their social place, the context that the cangaceiros were inserted and the way they were played to their own fate. Thus, we seek to reflect on the representation of the figure of Lampião in the cangaço and to present how this cangacist movement cannot be analyzed through a perspective that enshrines the history of the cangaço as being unique and true. Furthermore, the notions of outlow, villain and/or hero, Robin Hood of sertão are sayings created by the social imaginary to erase and silence the real cangaceiro that was Virgulino Ferreira da Silva.
Palavras-chave: Análise de discurso
Cangaço
Lampião
História
Imaginário social
Discourse Analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SILVA, Lucas Gonçalves da. Uma análise discursiva sobre a representação de Lampião no Cangaço. 49 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10384
Data do documento: 16-mai-2022
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