00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maza, Luis Guilhermo Martinez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee2Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.creatorSouza, Camila Andrade de-
dc.creatorSantos, Luiz Carlos Bezerra-
dc.date.accessioned2023-02-02T21:37:06Z-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2023-02-02T21:37:06Z-
dc.date.issued2021-06-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Camila Andrade de; SANTOS, Luiz Carlos Bezerra. Uso do jogo de damas : favorecendo o ensino e a aprendizagem da matemática. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10367-
dc.description.abstractMathematics as a sociocultural production does not have by definition a new conception, however it is essential to consolidate its teaching-learning process. In search of improvement in teaching practice, this article describes the implementation of playfulness, through the game of Checkers, as a didactic tool for the content of whole number operations and operations with non-zero whole numbers for students in the final years of elementary school . With the theoretical contribution in the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017), also the bibliographic analysis of the main authors such as Libâneo (2004), Mognon (2010), Borin (1996) and other theoretical references. An interaction between theory and practice is identified, at the same time, relating the game of Checkers, to significantly contribute to the consolidation of mathematics teaching. Finally, with all the objectives, observations and information achieved, it is presented how the methods and procedures were carried out work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDamas (Jogo)pt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCheckerspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUso do jogo de damas : favorecendo o ensino e a aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA matemática enquanto produção sociocultural não tem por definição uma concepção nova, contudo é imprescindível a consolidação do seu processo ensino-aprendizagem. Em busca de melhoria na prática docente, o presente artigo descreve a implementação da ludicidade, por meio do jogo de Damas, como ferramenta didática para o conteúdo de operações com números inteiros e operações com números inteiros não nulos para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com o aporte teórico na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), também a análise bibliográfica dos principais autores como Libâneo (2004), Mognon (2010), Borin (1996) e outros referenciais teóricos. Identifica-se uma interação entre a teoria e a prática, ao mesmo tempo, relacionar o jogo de Damas, para contribuir significativamente na consolidação do ensino da matemática. Por fim, com todos os objetivos, observações e informações alcançadas, é apresentado como os métodos e procedimentos foram realizados no trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do jogo de damas - favorecendo o ensino e a aprendizagem da.pdf750.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.