Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maza, Luis Guilhermo Martinez | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6823139647303870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Isnaldo Isaac | - |
dc.creator | Souza, Camila Andrade de | - |
dc.creator | Santos, Luiz Carlos Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T21:37:06Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02 | - |
dc.date.available | 2023-02-02T21:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Camila Andrade de; SANTOS, Luiz Carlos Bezerra. Uso do jogo de damas : favorecendo o ensino e a aprendizagem da matemática. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10367 | - |
dc.description.abstract | Mathematics as a sociocultural production does not have by definition a new conception, however it is essential to consolidate its teaching-learning process. In search of improvement in teaching practice, this article describes the implementation of playfulness, through the game of Checkers, as a didactic tool for the content of whole number operations and operations with non-zero whole numbers for students in the final years of elementary school . With the theoretical contribution in the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017), also the bibliographic analysis of the main authors such as Libâneo (2004), Mognon (2010), Borin (1996) and other theoretical references. An interaction between theory and practice is identified, at the same time, relating the game of Checkers, to significantly contribute to the consolidation of mathematics teaching. Finally, with all the objectives, observations and information achieved, it is presented how the methods and procedures were carried out work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Damas (Jogo) | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Checkers | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uso do jogo de damas : favorecendo o ensino e a aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A matemática enquanto produção sociocultural não tem por definição uma concepção nova, contudo é imprescindível a consolidação do seu processo ensino-aprendizagem. Em busca de melhoria na prática docente, o presente artigo descreve a implementação da ludicidade, por meio do jogo de Damas, como ferramenta didática para o conteúdo de operações com números inteiros e operações com números inteiros não nulos para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Com o aporte teórico na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), também a análise bibliográfica dos principais autores como Libâneo (2004), Mognon (2010), Borin (1996) e outros referenciais teóricos. Identifica-se uma interação entre a teoria e a prática, ao mesmo tempo, relacionar o jogo de Damas, para contribuir significativamente na consolidação do ensino da matemática. Por fim, com todos os objetivos, observações e informações alcançadas, é apresentado como os métodos e procedimentos foram realizados no trabalho. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso do jogo de damas - favorecendo o ensino e a aprendizagem da.pdf | 750.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.