00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miranda, Eva Rolim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.contributor.referee1Lepre, Priscilla Ramalho-
dc.contributor.referee2Nolasco, Angela Xavier de Souza-
dc.creatorFerreira, Giovanna Bianca de Moura-
dc.date.accessioned2023-02-01T21:57:05Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-02-01T21:57:05Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Giovanna Bianca de Moura. Transtorno de ansiedade generalizada e terapia cognitivo-comportamental: desenvolvimento de um planner como instrumento terapêutico. 2023. 162 f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10345-
dc.description.abstractThis work aims to develop a Communicational Graphic Artifact that serves as a daily tool for monitoring people diagnosed with Generalized Anxiety Disorder, through Cognitive-Behavioral Therapy. This psychotherapeutic approach has an educational character, seeking to help the patient to find new possibilities of behavior and thinking to deal more assertively with everyday situations. Thus, the artifact developed in this work is a planner (in Portuguese, planner), defined as a tool for personal and professional planning, designed for recording and organizing information, working as a facilitator that diagrams these data in a structured way. and affordable. For this, it was necessary to study, analyze and understand the factors involving the pathology and therapeutic techniques to help organize activities. The development of the project was guided by the methodologies of Sless, for Information Design and Zappaterra, for Editorial Design. Initially, an online interview was carried out with 35 people, which helped in defining the requirements to be achieved and, consequently, directed towards the elaboration of alternatives. The final result obtained reflects the needs of the public in question by including the artifact as a therapeutic aid.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtefatos gráficospt_BR
dc.subjectPlannerpt_BR
dc.subjectTranstorno de ansiedade generalizadapt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectGraphic Artifactpt_BR
dc.subjectGeneralized Anxiety Disorderpt_BR
dc.subjectCognitive-Behavioral Therapypt_BR
dc.subjectInformation Designpt_BR
dc.subjectEditorial Designpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleTranstorno de ansiedade generalizada e terapia cognitivo-comportamental : desenvolvimento de um planner como instrumento terapêuticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo desenvolver um Artefato Gráfico Comunicacional que sirva como ferramenta diária para o acompanhamento de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Ansiedade Generalizada, por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental. Esta abordagem psicoterapêutica possui caráter educacional, buscando auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades de comportamento e pensamento para lidar de forma mais assertiva com as situações do dia-a-dia. Com isso, o artefato desenvolvido neste trabalho é um planner (em português, planejador), definido como uma ferramenta voltada para o planejamento pessoal e profissional, pensado para o registro e organização de informações, funcionando como um facilitador que diagrama estes dados de modo estruturado e acessível. Para isso, foi preciso estudar, analisar e compreender os fatores que envolvem a patologia e as técnicas terapêuticas para auxiliar na organização de atividades. O desenvolvimento do projeto foi guiado pelas metodologias de Sless, para Design da informação e de Zappaterra, para Design editorial. Inicialmente foi feita uma entrevista online com 35 pessoas, que auxiliou na definição dos requisitos a serem alcançados e, consequentemente, direcionou para a elaboração das alternativas. O resultado final obtido traduz as necessidades do público em questão pela inclusão do artefato como auxílio terapêutico.pt_BR
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