00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.referee2Neves, Aline da Silva Oliveira-
dc.creatorSilva, Iago Andrew de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-31T21:59:26Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-31T21:59:26Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Iago Andrew de Oliveira. Criação de jogo sobre imunização para uso na educação fundamental. 2023. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10325-
dc.description.abstractThis work aims to develop an interactive artifact in the form of a "game" to assist in teaching the theme immunization, a subject that is addressed in the classes of the science discipline in Brazilian elementary schools and of such importance for combating the dissemination of misleading information that eventually ends up making people to choose not to take vaccines, which causes outbreaks of disease around the world. The project was developed using an inductive methodology, modeled in a focus situation based on the Iterative process proposed by Salen and Zimmerman (2012) and Fullerton (2014), the methodological steps contemplated in this project are: immersion, conceptualization, prototyping and playtesting. Using design and game design research and development methodologies it was possible to create a prototype of a game that includesin its configuration elements of the defined subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign - Jogospt_BR
dc.subjectGamificação – Imunizaçãopt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicas – Educação Fundamentalpt_BR
dc.subjectDesign Gráficopt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectImmunizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleCriação de jogo sobre imunização para uso na educação fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um artefato interativo no formato de “jogo” para auxiliar no ensino da temática imunização, assunto esse tratado nas aulas da disciplina de ciências nas escolas do ensino fundamental brasileiro e de tamanha importância para o combate a disseminação de informações enganosas que acabam por fazer com que pessoas optem por não tomar vacinas, o que ocasiona no surgimento de focos de doenças por todo o mundo. O projeto foi desenvolvimento utilizando de uma metodologia indutiva, modelada em situação de foco tendo como base o processo Iterativo proposto por Salen e Zimmerman (2012) e Fullerton (2014), as etapas metodológicas contempladas nesse projeto são: imersão, conceitualização, prototipação e playtesting. Através do uso de metodologias de pesquisa e desenvolvimento em design e de sua subárea design de jogos foi possível criar o protótipo de um jogo que inclui em sua configuração elementos do assunto definido.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Criação de jogo sobre imunização para uso na educação fundamental.pdf7.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.