00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10318
Tipo: Dissertação
Título: Gestão da informação e da comunicação em repositórios institucionais: estudo comparativo entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal do Ceará
Título(s) alternativo(s): Information and communication management in institutional repositories: a comparative study between the Federal University of Alagoas and the Federal University of Ceará
Autor(es): Cassé, Ana Paula Orico Marques
Primeiro Orientador: Gomes, Marcos Aurélio
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Francisca Rosaline Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Marcos Galindo
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Edivanio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Telma de
Resumo: Os Repositórios Institucionais figuram como uma importante estratégia do Movimento do Acesso Aberto para democratizar o acesso irrestrito e livre de cobranças às produções científicas, em especial, àquelas financiadas com recursos públicos. Como proposta científica e socioeconômica podem maximizar a visibilidade dos autores, resultados científicos e da instituição que os mantém, agregando valor por meio de indicadores que apontam para a qualidade e o desempenho do arcabouço acadêmico-científico, além de beneficiar uma considerável parcela de pesquisadores na geração de novos achados científicos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi comparar os requisitos essenciais da Gestão da Informação e da Comunicação implementados pelos Repositórios da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal do Ceará que contribuem para potencializar a visibilidade e o quantitativo de depósitos das produções científicas e acadêmicas. Pesquisa de natureza básica, abordagem mista e, no que se refere ao alcance dos objetivos, exploratória e descritiva. A coleta de dados se deu a partir da exploração dos repositórios, levantamentos bibliográficos, pesquisa documental e, também, por meio da aplicação de três questionários, um para cada grupo participante deste estudo: diretores de Bibliotecas Centrais, coordenadores de Repositórios Institucionais e coordenadores de Tecnologia da Informação das Bibliotecas que prestam suporte ao repositório. Mediante o método comparativo, os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e do Teste t de Student, já osdados qualitativos, a partir da técnica de análise de conteúdo e do método constelação de atributos. Os resultados revelaram oito requisitos essenciais da Gestão da Informação Científica, os processos estrutura gerencial, preservação digital, avaliação de desempenho, identificação das necessidades, coleta, organização, recuperação e disseminação da informação e quatro da Gestão da Comunicação, as comunicações institucional, mercadológica, interna e administrativa que compõem o mix da Comunicação Organizacional Integrada e são operacionalizadas na Comunicação Digital Integrada sob a perspectiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A partir da inter-relação entre esses requisitos foi possível concluir que há assimetria entre os repositórios das duas instituições, indicando que, apesar de o Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará figurar como primeiro colocado entre os repositórios as Instituições de Ensino Superior da região Nordeste do Brasil, apontadas no Ranking Web of Repositories, ambos necessitam avançar para potencializarem os seus índices de visibilidade e o aumento de seus povoamentos. Por fim, constatou-se que a eficiente aplicação dos requisitos essenciais da Gestão da Informação Científica e da Gestão da Comunicação contribuem, de fato, para que os Repositórios Institucionais alcancem um desempenho eficaz e estratégico nos meios científico e social, realidade que estimulará o interesse dos stakeholders com o seu povoamento e impactará positivamente a visibilidade e memória científica institucional. bem como, a sua credibilidade como instrumentos de disseminação da informação científica.
Abstract: Institutional Repositories are an important strategy of the Open Access Movement to democratize unrestricted and free of charge access to scientific productions, especially those financed with public resources. As a scientific and socioeconomic proposal, they can maximize the visibility of authors, scientific results and the institution that maintains them, adding value through indicators that point to the quality and performance of the academic-scientific framework, in addition to benefiting a considerable portion of researchers in the field. generation of new scientific findings. Thus, the general objective of this research was to compare the essential requirements of Information and Communication Management implemented by the Repositories of the Federal University of Alagoas and the Federal University of Ceará that contribute to enhance the visibility and quantity of deposits of scientific and academic productions. Research of a basic nature, mixed approach and, with regard to the achievement of objectives, exploratory and descriptive. Data collection took place from the exploration of repositories, bibliographic surveys, documental research and also through the application of three questionnaires, one for each group participating in this study: directors of Central Libraries, coordinators of Institutional Repositories and coordinators of Technology Information on Libraries that support the repository. Using the comparative method, quantitative data were analyzed using descriptive statistics and Student's t test, while qualitative data were analyzed using the content analysis technique and the attribute constellation method. The results revealed eight essential requirements of Scientific Information Management, the management structure processes, digital preservation, performance evaluation, identification of needs, collection, organization, retrieval and dissemination of information and four of Communication Management, institutional, marketing, internal and administrative that make up the Integrated Organizational Communication mix and are operationalized in Integrated Digital Communication from the perspective of Digital Information and Communication Technologies. From the interrelationship between these requirements, it was possible to conclude that there is asymmetry between the repositories of the two institutions, indicating that, although the Institutional Repository of the Federal University of Ceará appears as the first place among the repositories, the Higher Education Institutions of the Northeast region do Brasil, indicated in the Ranking Web of Repositories, both need to advance to enhance their visibility indexes and the increase of their populations. Finally, it was found that the efficient application of the essential requirements of Scientific Information Management and Communication Management contribute, in fact, for Institutional Repositories to achieve an effective and strategic performance in scientific and social environments, a reality that will stimulate interest of stakeholders with its population and will positively impact institutional scientific visibility and memory. as well as their credibility as instruments for the dissemination of scientific information.
Palavras-chave: Gestão da Comunicação
Gestão da informação científica
Repositório Institucional
Repositório Institucional – Povoamento
Repositório Institucional – Visibilidade
Communication Management
Scientific Information Management
Institutional Repository
Institutional Repository – Population
Institutional Repository – Visibility
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: CASSÉ, Ana Paula Orico Marques. Gestão da informação e da comunicação em repositórios institucionais: estudo comparativo entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal do Ceará. 2023. 293 f. Dissertação em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10318
Data do documento: 30-nov-2022
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