00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santiago, Leonéa Vitoria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541409286919404pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Heloise Silva dos-
dc.contributor.referee2Moreira, Argenaz de Oliveira-
dc.creatorAlmeida, Izabela Pereira de-
dc.date.accessioned2023-01-30T19:41:33Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-30T19:41:33Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.identifier.citationALMEIDA, Izabela Pereira de. As representações da natação para os participantes do Programa Esporte na UFAL. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10309-
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze the representations of practitioners and monitors of the Sport at Ufal program, offered by the Institute of Physical Education and Sport. Thus, we sought to analyze the representations created and experienced by the participants from the experience with swimming. The research is theoretically based on the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978). This is a qualitative, exploratory, descriptive research carried out with 14 individuals being students at the Federal University of Alagoas, and divided into two groups, group 1 of monitors and group 2 of practitioners. Data collection was performed through semi-structured interviews through audio recording and analyzed through content analysis (GUERRA, 2006) The speeches were transcribed into a Word document and categorized posteriori. The study found that the representations attributed by the participants to the practice of swimming go beyond the experience with sport, it was understood as something that directly contributed to their academic development and professional training, as well as, for others, provided a moment of sociability and improvement emotional and physical through this experience.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEsportes universitáriospt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectSport at UFALpt_BR
dc.subjectSwimmingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAs representações da natação para os participantes do Programa Esporte na UFALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar as representações dos praticantes e monitores do programa Esporte na UFAL oferecido pelo Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE). Desta forma, buscou-se analisar as representações criadas e vivenciadas pelos participantes a partir da experiência com a natação. A pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Socias (MOSCOVICI, 1978). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória-descritiva realizada com 14 indivíduos, alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e divididos em dois grupos, sendo o grupo 1 de monitores e o grupo 2 de praticantes. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas por meio de áudio gravação e analisadas por meio da de análise de conteúdo (GUERRA, 2006). As falas foram transcritas em um documento do Microsoft Word 2016 e categorizadas à posteriori. O estudo verificou que as representações atribuídas pelos participantes à prática da natação vão além da experiência com o esporte, foi entendida como algo que contribuiu diretamente para o seu desenvolvimento acadêmico e formação profissional, bem como, para outros, proporcionou momentos de sociabilidade e melhoras físicas e emocionais através dessa vivência.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As representações da natação para os participantes do Programa Esporte na UFAL.pdf616.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.