00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10306
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Explorando o efeito de estereótipos na motivação e fluxo em ambientes gamificados na educação
Título(s) alternativo(s): Exploring the effect of stereotypes on motivation and flow in gamified environments in education
Autor(es): Mota, Jéssica da Silva
Primeiro Orientador: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Challco, Geiser Chalco
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Júnior, Jário José dos
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Marcelo
Resumo: Como um importante meio de motivação, a gamificação permite ao aluno sensações agradáveis de felicidade e prazer. O trabalho apresenta um sistema de tutoria gamificado com ameaça de estereótipo de gênero, que estuda e analisa os efeitos de ameaça de estereótipo com o constructo motivacional e a experiência de fluxo, utilizando escalas que medem a predisposição de fluxo, o fluxo e a motivação dos participantes. Estudos apontam que a ameaça de estereótipo diminui o desempenho de indivíduos membros dos grupos ameaçados. Foi proposto um sistema de tutoria que avalia o desempenho de estudantes do ensino médio de escolas públicas em diferentes cenários: com estereótipo e sem estereótipo de gênero, com o intuito de se observar o efeito desta ameaça. No experimento, não houve nenhuma diferença significativa no desempenho, na experiência de fluxo e nos quatro aspectos da motivação entre os participantes de gênero masculino e feminino dado o tipo de cenário sem estereótipo e com estereótipo (feminino e masculino). Foram encontrados relações importantes da satisfação, relevância e confiança com o fluxo.
Abstract: As an important means of motivation, gamification allows the student to feel pleasant feelings of happiness and pleasure. The work presents a gamified mentoring system with gender stereotype threat, which studies and analyzes the effects of stereotype threat with the motivational construct and the flow experience, using scales that measure the predisposition to flow, flow and motivation of participants. Studies show that the threat of stereotyping diminishes the performance of individuals who are members of threatened groups. A tutoring system was proposed that assesses the performance of high school students from public schools in different scenarios: with and without gender stereotype, in order to observe the effect of this threat. In the experiment, there was no significant difference in performance, flow experience, and four aspects of motivation between male and female participants given the non-stereotyped and stereotyped (female and male) type of scenario. Important relationships of satisfaction, relevance and trust with the flow were found.
Palavras-chave: Gamificação
Educação
Motivação na educação
Fluxo de dados (Computadores)
Gamification
Education
Motivation
Flow
Stereotype
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso Engenharia da Computação
Citação: MOTA, Jéssica da Silva. Explorando o efeito de estereótipos na motivação e fluxo em ambientes gamificados na educação. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10306
Data do documento: 4-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Explorando o efeito de estereótipos na motivação e fluxo em.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.