00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rodrigo César Reis de-
dc.contributor.referee2Carneiro, Carlos André Silva-
dc.contributor.referee3Silva, Valdemir da-
dc.contributor.referee4Matos, Beatriz Gondim-
dc.creatorSouza, Jade Demettino Castro-
dc.date.accessioned2023-01-27T22:08:31Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-01-27T22:08:31Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Jade Dementtino Castro. Marketing e saber local : um diálogo com artesãs na Ilha de Santa Rita/AL. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10299-
dc.description.abstractThis study focused on a certain context considered the demands of local subjects and aimed to dialogue, from Marketing and Local Knowledge, with artisans from the village of Santa Rita Island, Marechal Deodoro – Alagoas. Because it is positioned ontologically (in relation to the handicraft object) and epistemologically (on how to mean this handicraft), the Santa Rita Island locus was considered a kingdom of singularities. With a basic qualitative approach, it used tools of the constructivist Grounded Theory (GT) method and, in an inductive way and with a descriptiveinterpretative perspective, the primary data collection with the artisans occurred through the tools: participant observation - which reinforced the use of field diaries to generate insights; intensive individual and group interviews, without using a recorder to make the researcher-participant relationship as natural as possible; and photographs of artisanal daily life. Secondary data were the products made by the artisans. The research, whose timeframe was between October 2018 and December 2019, interpreted the data built in dialogue with the artisans and, by merit, the Marketing (discipline) was the alternative considered by them to be able to assist their work, specifically in what concerns sales and image. Such considerations were important, considering - on the side of the researcher - to respect and maintain the individualities of the artisans as their works, symbolically constructed by elements and colors of their preferences. With their authorization - and based on these aspects - a visual identity was created to be distributed on Santa Rita Island and to attract customers, especially those who visit the place due to the restaurants and a rowing school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtesãspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSaber localpt_BR
dc.subjectSanta Rita, Ilha de (Marechal Deodoro, AL)pt_BR
dc.subjectGrounded Theorypt_BR
dc.subjectArtisanspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectLocal Knowledgept_BR
dc.subjectSanta Rita Island - ALpt_BR
dc.subjectGrounded Theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleMarketing e saber local : um diálogo com artesãs na Ilha de Santa Rita/ALpt_BR
dc.title.alternativeMarketing and Local Knowledge: A dialog with artisans from Santa Rita’s Island/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo voltado a um determinado contexto considerou as demandas dos sujeitos locais e teve por objetivo dialogar, a partir do Marketing e do Saber Local, com artesãs do povoado Ilha de Santa Rita, Marechal Deodoro – Alagoas. Por se posicionar ontologicamente (em relação ao objeto artesanato) e epistemologicamente (sobre como significar esse fazer artesanal), o lócus Ilha de Santa Rita foi considerado um reino de singularidades. Com abordagem qualitativa básica utilizou ferramentas do método Grounded Theory (GT) construtivista e, de modo indutivo e com perspectiva descritiva-interpretativa, a coleta de dados primários junto às artesãs ocorreu através das ferramentas: observação participante – que reforçou o uso de diários de campo para gerar insights; entrevistas intensivas individuais e em grupo, sem o uso de gravador para tornar a relação pesquisador-participante a mais natural possível; e fotografias do cotidiano artesanal. Os dados secundários foram os produtos elaborados pelas artesãs. A pesquisa, cujo marco temporal foi entre outubro de 2018 e dezembro de 2019, interpretou os dados construídos em diálogo com as artesãs e, por mérito, a disciplina marketing foi a alternativa considerada por elas para ser capaz de auxiliar seus trabalhos, especificamente no que diz respeito à vendas e imagem. Tais considerações foram importantes, tendo em vista – pelo lado de quem pesquisou – respeitar e manter as individualidades das artesãs como seus trabalhos, construídos simbolicamente por elementos e cores de suas preferências. Com autorização das mesmas – e a partir desses aspectos – foi elaborada uma identidade visual para ser distribuída na Ilha de Santa Rita e atrair clientes, principalmente os que visitam o lugar por conta dos restaurantes e de uma escola de remo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing e saber local - um diálogo com artesãs na Ilha de Santa Rita-AL.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.