00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10295
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "Sou visto, logo existo": uma análise sobre a exposição pública da vida íntima no Instagram
Título(s) alternativo(s): "I am seen, so i am": an analysis on the public exposure of intimate life at Instagram
Autor(es): Lima, Laura Ferreira de
Primeiro Orientador: Santos, Ronaldo Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Laís Barros Falcão de
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Júlio Arantes
Resumo: Escrever sobre si mesmo sempre foi algo bastante comum entre a população, desde os antigos diários íntimos até as mais recentes redes sociais digitais. Partindo do princípio de que as pessoas sempre buscaram expor, de alguma forma, o seu dia a dia, vemos na modernidade, uma constante publicização do eu que expõe, cada vez mais, a sua intimidade, consistindo no desaparecimento das barreiras, que costumavam ser senso comum, entre o que seria o espaço público e o privado. Este trabalho busca analisar a constante exposição da imagem e a tendência de construção de novas identidades e formas de se apresentar – ou representar – da forma que acharem mais adequada, entre os usuários do aplicativo, da rede social digital, Instagram em sua plataforma. Ao final, percebemos a construção de um grande espetáculo na contemporaneidade, baseando-se em pesquisa aplicada com pessoas que utilizam o aplicativo.
Abstract: Writing about yourself has always been quite common among people, from old intimate diaries to the latest digital social networks. Assuming that people have always sought to expose their daily life in some way, we see in modernity a constant publicization of the self that increasingly exposes their intimacy, consisting in the disappearance of barriers, which we used to be common sense between public and private space. This paper seeks to analyze the constant exposure of the image and the tendency to construct new identities and ways of presenting - or representing - in the way that they find most appropriate, among the users of the application, the digital social network, Instagram on their platform. In the end, we realized the construction of a great show in contemporary times based on applied research with people who use the application. Key-words: Instagram; Communication; Show; Cyberculture; Visual Communication.
Palavras-chave: Instagram
Comunicação
Espetáculo
Cibercultura
Comunicação Visual.
Communication
Show
Cyberculture
Visual Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo
Citação: LIMA, Laura Ferreira de. "Sou visto, logo existo": uma análise sobre a exposição pública da vida íntima no Instagram. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10295
Data do documento: 25-out-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sou visto, logo existo uma análise sobre a exposição pública da vida íntima no Instagram.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.