00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10287
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de natação na disciplina Metodologia do Ensino do Desporto Individual 1: os sentidos atribuídos pelos estudantes de educação física do Instituto de Educação Física e Esporte
Título(s) alternativo(s): The teaching of swimming in the discipline Individual Sport Teaching Methodology 1: the assigned meanings by physical education students of the Institute of Physical Education and Sport
Autor(es): Teixeira, Layse Hortêncio
Primeiro Orientador: Maia Filho, Humberto Jorge de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitoria
metadata.dc.contributor.referee2: Deus, Adriane de
Resumo: O presente estudo objetivou compreender as perspectivas dos estudantes de licenciatura em Educação Física do Instituto de Educação Física e Esporte sobre o ensino da natação na disciplina Metodologia do Desporto Individual 1. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa descritiva e apresentou a seguinte pergunta norteadora: O que é natação? Os sujeitos da pesquisa foram 10 graduandos de Educação Física, sendo 4 (quatro) que tiveram acesso à piscina do complexo do Instituto de Educação Física e Esporte e 6 (seis) que não tiveram acesso à prática na piscina do complexo do Instituto de Educação Física e Esporte no período em que a disciplina foi ofertada. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, gravados, transcritos e foram sujeitados à análise de conteúdo. Após a análise, constatou-se que a quantidade de aulas práticas não foi suficiente para atender as necessidades dos alunos, diferentemente das aulas teóricas que parecem tê-las suprido. Além disso os sujeitos demonstraram ter concluído a disciplina sem o devido aproveitamento das aulas práticas apresentando dificuldade quanto à adaptação ao meio líquido e às técnicas de natação, devido à carga horária ter sido pouca. Os alunos definiram a natação como uma atividade recreativa ou lúdica, que proporciona alegria, lazer, qualidade de vida e saúde, sendo uma modalidade que contribui também para o desenvolvimento motor.
Abstract: This study aimed to understand the perspectives of undergraduate students on licentiate degree from the Institute of Physical Education and Sports about the swimming teaching in the discipline Methodology of Sport 1. The methodological path was of a qualitative descriptive nature, and it presented the following guiding question: What is swimming? The research subjects were 10 undergraduate Physical Education students, 4 (four) of them who had access to the Institute of Physical Education and Sports complex's pool and 6 (six) who did not have access to the practice in the complex's pool during the period in which the discipline was offered. Data were collected through semi-structured interviews, recorded, transcribed, and subjected to content analysis. After the analysis, it was found that the number of practical classes was not enough to meet the needs of students, unlike the theoretical classes that seem to have met them. In addition, the subjects demonstrated to have completed the discipline without the proper use of practical classes, they had difficulty in adapting to the aquatic environment and the swimming techniques, due to the short workload. The students defined swimming as a recreational or playful activity, which provides joy, leisure, quality of life and health, being a modality that also contributes to motor development.
Palavras-chave: Educação física
Natação
Educação física - Estudantes
Physical Education
Swimming
Physical education students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: TEIXEIRA, Layse Hortêncio. O ensino de natação na disciplina Metodologia do Ensino do Desporto Individual 1: os sentidos atribuídos pelos estudantes de educação física do Instituto de Educação Física e Esporte. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10287
Data do documento: 8-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de natação na disciplina Metodologia do Ensino do Desporto.pdf884.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.