00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10238
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio supervisionado como articulador entre o curso de ciências sociais e o ensino de sociologia na educação básica
Autor(es): Silva, Marijane Santos
Primeiro Orientador: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Noélia Nunes da
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Leila Samira Portela de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Jordânia de Araújo
Resumo: A institucionalização da Sociologia / Ciências Sociais no Brasil não aconteceu com o ingresso nos cursos do ensino superior, mas pela sua presença nos cursos secundários e normais. Reformas como as de Benjamin Constant, Rocha Vaz e Francisco campos forma importantes por determinar a obrigatoriedade da Disciplina de Sociologia no currículo da Educação Básica entre fins do século XIX e começo do século XX. No entanto, outra reforma também desempenhou um impacto sobre a trajetória da Disciplina de Sociologia. Em 1942 ela foi retirada do currículo do Ensino Secundário por força da Reforma Capanema, só retornando gradativamente ao currículo a partir da década de 1980 com o fim do Regime Militar no Brasil. Em 2008 a lei 11.684/2008 torna obrigatório o ensino de sociologia nas escolas de nível médio em escala nacional, no entanto, no ano de 2018 a Reforma do Ensino Médio propôs alterações na estrutura curricular do Ensino Médio, criando a ausência de garantias quanto à continuidade da disciplina. Todo esse cenário de instabilidade da disciplina interferiu nos cursos de licenciaturas em Ciências Sociais. Nota-se que, a hierarquização entre Bacharelado e Licenciatura tem gerado algumas divergências na formação dos futuros professores de Sociologia, de modo que se percebe um grande distanciamento dos cursos de Ciências Sociais das questões relacionadas à área da educação . Diante dessa realidade o estágio toma uma dimensão importante na formação do futuro professor. Por ter como principal papel o de preparar o licenciado para os futuros espaços de atuação profissional, em cursos cuja à ênfase no processo pedagógico e na prática docente não é tão valorizado, o estágio toma aqui foco central para uma reflexão sobre a formação docente. Portanto, este trabalho, resulta da revisão bibliográfica e da consulta aos relatórios da Disciplina de Estágios Supervisionados (anos de 2016 e 2018), e tem por objetivo pensar como o estágio contribui para a construção de uma relação entre o campo acadêmico e o ensino na Educação Básica, tendo em vista toda a trajetória da Disciplina de Sociologia.
Abstract: The institutionalization of Sociology / Social Sciences in Brazil did not happen with admission to higher education courses, but because of its presence in secondary and normal courses. Reforms such as those by Benjamin Constant, Rocha Vaz and Francisco were important fields in determining the mandatory nature of the Sociology Discipline in the Basic Education curriculum between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. However, another reform also had an impact on the trajectory of the Discipline of Sociology. In 1942, it was removed from the Secondary Education curriculum due to the Capanema Reform, only gradually returning to the curriculum in the 1980s with the end of the Military Regime in Brazil. In 2008, law 11,684/2008 makes the teaching of sociology mandatory in secondary schools on a national scale, however, in 2018, the Secondary Education Reform proposed changes in the secondary education curriculum, creating the absence of guarantees regarding continuity of the discipline. This whole scenario of instability in the discipline interfered in the courses of degrees in Social Sciences. It is noted that the hierarchy between Bachelors and Licentiate Degrees has generated some divergences in the training of future Sociology teachers, so that there is a great distance between Social Science courses and issues related to the area of education. Given this reality, the internship takes on an important dimension in the formation of the future teacher. As its main role is to prepare graduates for future areas of professional activity, in courses whose emphasis on the pedagogical process and teaching practice is not so valued, the internship here takes a central focus for a reflection on teacher education. Therefore, this work results from the bibliographical review and the consultation of the Supervised Internships Discipline reports (years 2016 and 2018), and aims to think about how the internship contributes to the construction of a relationship between the academic field and teaching in Basic Education, considering the entire trajectory of the Discipline of Sociology.
Palavras-chave: Sociologia - Estudo e ensino
Formação docente
Estágio supervisionado
Sociology teaching
Teacher training
Supervised internship
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SILVA, Marijane Santos. Estágio supervisionado como articulador entre o curso de ciências sociais e o ensino de sociologia na educação básica. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10238
Data do documento: 1-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.