00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa Residência Pedagógica: aptidão física relacionada a saúde de escolares
Autor(es): Basílio, Marta Kamila de Amorim
Primeiro Orientador: Silva, Maria Elizabete de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: Avaliar a aptidão física de escolares, tem sido uma ferramenta importante para os professores de Educação Física, pois atribuir na rotina dos escolares os hábitos saudáveis na prática da atividade física regular trazem benefícios no combate às alterações causadas por comportamentos de risco à saúde. O presente estudo teve como objetivo caracterizar, verificar e analisar possíveis alterações nos níveis de aptidão física dos alunos de uma escola pública, durante a intervenção do Programa Residência Pedagógica CAPES/UFAL. A amostra foi constituída inicialmente de 140 escolares com faixa etária entre 6 - 11 anos de ambos os sexos, no segundo momento, houve a redução de alunos e a amostra passou a ser constituída de 91 alunos de ambos os sexos. O instrumento utilizado foi o protocolo de testes e avaliação PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil) relacionada à saúde, as variáveis utilizadas foram: IMC, resistência cardiorrespiratória e músculo esquelético, flexibilidade, resistência muscular abdominal. Os resultados em relação a caracterização, na maioria das variáveis, mostraram os estudantes classificados na zona saudável, exceto nas variáveis da resistência muscular abdominal e cardiorrespiratória. Quando foi analisado o efeito ao longo do tempo foi verificado aumento das médias das variáveis de resistência muscular abdominal e IMC. Em ambos os sexos, foi observado diminuição na variável da aptidão cardiorrespiratória também nos dois sexos, já as variáveis flexibilidade e risco metabólico não mostraram alterações, o IMC apresentou mudança significativa (p = 0,001) ao longo do tempo independente do sexo sendo caracterizado como zona saudável, porém esse resultado pode estar atrelado ao fato da diminuição no número da amostra no segundo momento da pesquisa. Concluímos que os valores obtidos no estudo podem estar relacionados a frequência de tempo de prática e intensidade realizado no Programa Residência Pedagógica, demonstrando necessidade de atenção especial da escola no que diz respeito aos benefícios da prática regular de atividade física não só durante as aulas de Educação Física, bem como de todas as disciplinas em trabalho multidisciplinar. O PRP na prática da Educação Física, traz possibilidades de melhorias na Aptidão Física do alunado, pois proporciona além das aulas regulares, à oportunidade de se trabalhar em sala várias vertentes da cultura corporal de movimento, dando o ensejo para a diversidade de práticas de atividade física que o aluno venha a realizar.
Abstract: To assess the physical fitness of students has been an important tool for Physical Education teachers, as attributing healthy habits to regular physical activity in the routine of students brings benefits in combating changes caused by health risk behaviors. This study aimed to characterize, verify and analyze possible changes in the levels of physical fitness of students in a public school, during the intervention of the Pedagogical Residency Program. In the first consisted of 140 students aged between 6 and 11 years of both genders and participants of the Pedagogical Residency Program CAPES/UFAL. In a second moment, there was a reduction in the number of students and the sample consisted of 91 students of both sexes. The instrument used was the PROESP-BR test and evaluation manual (Projeto Esporte Brasil) related to health. The results showed students characterized in the healthy zone in most of the variables, except for the variables of abdominal muscle resistance and cardiorespiratory resistance. When the effect over time was analyzed, an increase in the variable means of abdominal muscle resistance and Body Mass Index was observed in both genders, a decrease in the variable of cardiorespiratory fitness was also observed in both genders, whereas the variables flexibility and metabolic risk did not showed changes, the BMI showed a significant change (p = 0.001) over time, regardless of gender, being characterized as a healthy zone, but this result may be linked to the fact of the decrease in the sample number in the second stage of the research. We conclude that the values obtained in the study may be related to the frequency of practice time and intensity performed in the Pedagogical Residency Program, demonstrating the need for special attention from the school regarding the benefits of regular physical activity not only during education classes Physics, as well as all disciplines in multidisciplinary work. The PRP in the practice of Physical Education, brings possibilities for improvements in the Physical Fitness of the students, as it provides, in addition to regular classes, the opportunity to work in the classroom with various aspects of the movement body culture, giving the opportunity for the diversity of activity practices that the student will to pretend.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica (Brasil)
Aptidão física
Educação física
Physical fitness
Education physical
Pedagogical residence program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: BASÍLIO, Marta Kamila de Amorim. Programa Residência Pedagógica: aptidão física relacionada a saúde de escolares. 2023. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10228
Data do documento: 26-jan-2022
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