00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Clara Suassuna-
dc.contributor.referee2Baumgartem, Lídia-
dc.creatorVerçosa, Ermanny Bezerra-
dc.date.accessioned2023-01-17T15:27:17Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.available2023-01-17T15:27:17Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationVERÇOSA, Ermanny Bezerra. Ressignificando a docência em história: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10198-
dc.description.abstractThe Course Conclusion Paper (CCP) entitled: “Reframing Teaching in History: An Analysis of Supervised Internship Reports”, it seeks to present the author's experience in the spaces of the schools where the stages I, II, III and IV took place, compulsory subjects present in the curricular matrix of the Degree in History course of the Federal University of Alagoas. Notably, stage I sought to present the space of the Basic Education classroom to the then graduate of the fifth period of the degree course in history of this educational institution. Subsequently, stage II aimed to enable the possibility of planning, preparation and conducting of history classes, as well as other didactic actions in the other stages of the Supervised Internship. In this way, the Internships led me to understand some interfaces of teaching knowledge unveiling different ways of teaching, learning, building knowledge, unveiling complex differences within schools by noting various conflicts between what was presented in the Pedagogical Political Project. School Unit and what was actually implemented in the daily life of the classrooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa históricapt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subjectHistory teaching Historical researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleRessignificando a docência em história: uma análise dos relatórios de estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeResigning history teaching: an analysis of supervised internship reportspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Ressignificando a Docência em História: uma análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado”, busca apresentar a experiência do autor nos espaços das escolas nas quais se deram os estágios I, II, III e IV, disciplinas obrigatória presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. Notadamente, o estágio I buscou apresentar o espaço da sala de aula da Educação Básica ao então graduando do quinto período do curso de licenciatura em história desta instituição de ensino. Na sequência, o estágio II versou viabilizar possibilidade de planejamento, preparo e regência de aulas de história, assim como outras ações didáticas nas demais etapas do Estágio Supervisionado. Desta forma, os Estágios levaram-me a compreender algumas interfaces dos saberes docentes desvelando diferentes maneiras de ensinar, de aprender, de se construir conhecimentos, desvelando complexas diferenças no âmbito das escolas ao fazer notar variados conflitos entre o que se apresentava no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar e o que de fato, se implementava no dia a dia das salas de aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ressignificando a docência em história - uma análise dos relatórios de estágio supervisionado.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.