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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Miura, Paula Orchiucci | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6612101090683256 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Adélia Augusta Souto de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4894189514649369 | pt_BR |
dc.creator | Porto, Mayara de Souza Mello | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4513951116370860 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T14:31:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17 | - |
dc.date.available | 2023-01-17T14:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Mayara de Souza Mello. Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191 | - |
dc.description.abstract | Não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Metassíntese | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese | pt_BR |
dc.title.alternative | Medicalization of children with ADHD and the relationship with school universe: metassynthesis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Crianças com dificuldades na escolarização têm sido diagnosticadas com transtornos psiquiátricos cada vez mais cedo. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais comuns nos primeiros anos escolares e integra a discussão do fenômeno da medicalização, compreendido como uma crítica ao uso excessivo de medicamentos e intervenções médicas em âmbitos distintos, um desses é o ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a produção acadêmica nacional sobre a medicalização de crianças com TDAH e sua relação com o universo escolar. E como objetivos específicos: apresentar a discussão da medicalização em crianças com TDAH; discutir a compreensão dos educadores sobre o fenômeno da medicalização em crianças com TDAH; discorrer sobre as relações das crianças com TDAH com os pares, professores e o ambiente escolar. Trata-se de uma revisão sistemática do tipo metassíntese, com vistas a conhecer, descrever e analisar o material coletado que desenvolve-se em cinco fases: exploração, refinamento, cruzamento, descrição e análise. Utilizando os descritores educação AND medicalização; TDAH AND medicalização; TDAH AND educação nas plataformas de busca CAPES e SCIELO. Os resultados apontam que dos treze artigos que compuseram o corpus desta pesquisa, houve a predominância de pesquisas primárias com os professores, e que apesar da discussão ser considerada multidisciplinar, predominaram estudos ligados à Psicologia. A região Sul do país concentrou 53% do total da produção da amostra e o ano de 2015 também sobressaiu com 4 artigos. Verificou-se uma preocupação das escolas em garantir uma certa homogeneidade dos modos de ser e de aprender dos estudantes, como também, o desafio dos educadores em construir estratégias e práticas de ensino capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento da atenção para atingir as crianças diagnosticadas com TDAH. Conclui-se que a discussão da medicalização da infância busca uma nova direção para a investigação do TDAH marcada predominantemente pela compreensão das neurociências, esse estudo permitiu uma reflexão mais ampla dos efeitos que o diagnóstico do TDAH tem na constituição psíquica das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo.pdf | 358.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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