00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miura, Paula Orchiucci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612101090683256pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Adélia Augusta Souto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894189514649369pt_BR
dc.creatorPorto, Mayara de Souza Mello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513951116370860pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T14:31:59Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.available2023-01-17T14:31:59Z-
dc.date.issued2020-04-15-
dc.identifier.citationPORTO, Mayara de Souza Mello. Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191-
dc.description.abstractNão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMetassíntesept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleMedicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntesept_BR
dc.title.alternativeMedicalization of children with ADHD and the relationship with school universe: metassynthesispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCrianças com dificuldades na escolarização têm sido diagnosticadas com transtornos psiquiátricos cada vez mais cedo. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais comuns nos primeiros anos escolares e integra a discussão do fenômeno da medicalização, compreendido como uma crítica ao uso excessivo de medicamentos e intervenções médicas em âmbitos distintos, um desses é o ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a produção acadêmica nacional sobre a medicalização de crianças com TDAH e sua relação com o universo escolar. E como objetivos específicos: apresentar a discussão da medicalização em crianças com TDAH; discutir a compreensão dos educadores sobre o fenômeno da medicalização em crianças com TDAH; discorrer sobre as relações das crianças com TDAH com os pares, professores e o ambiente escolar. Trata-se de uma revisão sistemática do tipo metassíntese, com vistas a conhecer, descrever e analisar o material coletado que desenvolve-se em cinco fases: exploração, refinamento, cruzamento, descrição e análise. Utilizando os descritores educação AND medicalização; TDAH AND medicalização; TDAH AND educação nas plataformas de busca CAPES e SCIELO. Os resultados apontam que dos treze artigos que compuseram o corpus desta pesquisa, houve a predominância de pesquisas primárias com os professores, e que apesar da discussão ser considerada multidisciplinar, predominaram estudos ligados à Psicologia. A região Sul do país concentrou 53% do total da produção da amostra e o ano de 2015 também sobressaiu com 4 artigos. Verificou-se uma preocupação das escolas em garantir uma certa homogeneidade dos modos de ser e de aprender dos estudantes, como também, o desafio dos educadores em construir estratégias e práticas de ensino capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento da atenção para atingir as crianças diagnosticadas com TDAH. Conclui-se que a discussão da medicalização da infância busca uma nova direção para a investigação do TDAH marcada predominantemente pela compreensão das neurociências, esse estudo permitiu uma reflexão mais ampla dos efeitos que o diagnóstico do TDAH tem na constituição psíquica das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo.pdf358.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.