Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7147192340583707 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Marcos dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9337525164625790 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Flávio Ferreira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1009128926110080 | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Péricles Argôlo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4964897621903547 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T18:57:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05 | - |
dc.date.available | 2023-01-06T18:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Péricles Argolo. O ensino de música na rede pública maceioense: perfil e atuação dos professores do componente arte. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Música, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10134 | - |
dc.description.abstract | The present study entitled “Music teaching in Maceió public network: profile and performance of teachers in the Art component” had as main objective to raise the profile of professionals who work with the art component in elementary education in the municipal network of Maceio. The study focused on elementary education in its two approaches: initial yearsfrom the 1 st to the 5 th and final yearsfrom the 6 th to the 9 th, having been developed through bibliographic research, documentary research, and through an internet survey which was made available on the Google platform from October 26, 2020, to January 1, 2021. The questionnaires were applied to teachers and professionals of the public network of Maceió linked to the arts area. We also tried to verify the application of curricular legislation regarding the development of the topic of music in the art component. The intention was to reflect on music as a way of experiencing sounds, harmony, melody, encouraging their coexistence, their listening, the conquest of space with media music that plagues the world with its merely commercial appeal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Instrução estudo | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Public schools | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | pt_BR |
dc.subject | And art | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.title | O ensino de música na rede pública maceioense: perfil e atuação dos professores do componente arte | pt_BR |
dc.title.alternative | Music teaching in the maceió public network: profile and performance of teachers in the art component | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo intitulado “O Ensino de Música na Rede Pública Maceioense: perfil e atuação dos professores do componente Arte” teve como principal objetivo levantar o perfil dos profissionais que trabalham com o componente Arte no ensino fundamental da rede municipal maceioense. O estudo teve como foco o ensino fundamental em suas duas abordagens: anosiniciais, do 1º ao 5º ano, e anosfinais, do 6º ao 9º ano, tendo sido desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e, também, através de um survey na internet o qual ficou disponibilizado na plataforma Google de 26 de outubro de 2020 a 1 de janeiro de 2021. Os questionários foram aplicados a professores e profissionais da rede pública de Maceió ligados à área das artes. Procurou-se verificar também a aplicação da legislação curricular no que tange ao desenvolvimento do tópico música no componente arte. A pretensão foi fazer uma reflexão sobre a música como uma forma de vivenciar os sons, a harmonia, a melodia, incentivando a sua convivência, a sua escuta, a conquista de espaço com a música midiática que assola o mundo com o seu apelo meramente comercial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de música na rede pública maceioense - perfil e atuação dos professores do componente arte.pdf | 999.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.