00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baumgarten, Lidia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312808913197579pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Danilo Luiz-
dc.creatorFreitas, Raíssa Esther Ataide de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029655892137410pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-05T14:38:53Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-05T14:38:53Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationFREITAS, Raíssa Esther Ataíde de. Formação inicial e continuada: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (2018- 2021). 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10123-
dc.description.abstractThis paper aims to answer questions related to teacher training (initial and continuing): What is the Pedagogical Residency Program (PRP) and how it differs from the Supervised Internship, what are its contributions to the initial and continuing education of teachers, what are the distinctions and challenges faced in the 1st and 2nd Edition? Through the experience of participating in the Pedagogical Residency Program (PRP), a pedagogical initiation program financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), an agency linked to the Ministry of Education (MEC), in its 1st Edition (2018-2020) and 2nd Edition (2020-2021), I seek to show this program as an important instrument for teacher training, using Historical Education as a method and working the concepts of Didactics and Historical Consciousness. Sharing the report of my first regency in the classroom, thus bringing issues related to Teacher and Student Autonomy in the construction of knowledge, as well as Historical Comprehension (Regional History). This research seeks to be relevant for the formation of new teachers and to inspire teachers who are already working in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectHistory Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Programpt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFormação inicial e continuada: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (2018- 2021)pt_BR
dc.title.alternativeInitial and Continuing Education: An Experience of the Pedagogical Residency Program in the History course of the Federal University of Alagoas (2018-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo responder questões relacionadas à formação de professores (as) (inicial e continuada): O que é o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e no que se difere em relação ao Estágio Supervisionado, quais suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores (as), quais as distinções e desafios enfrentados na 1ª e 2ª Edição? Buscando através da experiência de participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), programa de iniciação pedagógica financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia atrelada ao Ministério da Educação (MEC), em sua 1ª Edição (2018-2020) e 2ª Edição (2020-2021), mostrar o programa como um importante instrumento de formação de professores (as), tendo como método a Educação Histórica e trabalhando os conceitos de Didática e Consciência Histórica. Compartilharei o relato da minha primeira regência em sala de aula, assim trazendo questões relacionadas a Autonomia de professores (as) e estudantes na construção da consciência histórica, como também a Compreensão Histórica (História Regional). Esta pesquisa procura ser relevante para a formação de novos professores (as) e aqueles que já estão em exercício em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.