00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto de lei Escola sem Partido ou lei da mordaça? : implicações desse projeto para a educação brasileira (2004 a 2019)
Autor(es): Advíncula, Renalvo da Silva
Primeiro Orientador: Bezerra, Antonio Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Clara Suassuna
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Anderson da Silva
Resumo: O presente estudo trata-se de uma análise sobre o Projeto de Lei Escola sem partido ou Lei da mordaça? Implicações desse projeto para a Educação Brasileira (2004-2019). Buscou-se, assim, responder ao questionamento que permeia a relação entre o projeto de Lei da Escola Sem Partido, as ofensivas conservadoras acerca de gênero e sexualidade na escola e se ocorre doutrinação nas escolas brasileiras. Os objetivos desta pesquisa buscam analisar o referido projeto de lei em sua composição, suas influências, impactos na educação brasileira e como o se tornou estratégia de controle do trabalho docente, afetando diretamente a autonomia do professor e, consequentemente, no tolhimento das possibilidades de debates e aprofundamentos teóricos junto aos estudantes de Educação Básica e/ou superior; bem como analisar a relação entre o projeto e os conceitos de doutrinação, de ideologia e de religião. Adotou-se, assim, a metodologia de revisão bibliográfica, fundamentada em levantamento e identificação do conteúdo da proposta do projeto de lei em questão e dos anteprojetos de lei baseados nele. A aquisição do material foi por meio de artigos, de teses e de dissertações adquiridos através de plataformas eletrônicas publicados entre os anos de 2004 e 2020, além de filtrar por meio de critérios de seleção levando em consideração, a relevância sobre o assunto e publicados entre os últimos 16 anos em língua portuguesa e de forma gratuita. Com a conclusão do trabalho pode-se observar a incongruência do projeto com os reais objetivos da educação integral, ou seja, o de preparar estudantes para a sociedade e não apenas para o fator cognitivo e laboral, mas uma formação plena para a vida!
Abstract: The present study is an analysis of the School Law Project without a party or Law of the gag? Implications of this project for Brazilian Education (2004-2019). Thus, we sought to answer the question that permeates the relationship between the Law of the School Without Party, the conservative offensives about gender and sexuality at school and whether indoctrination occurs in Brazilian schools. The objectives of this research seek to analyze the aforementioned bill in its composition, its influences, impacts on Brazilian education and how it became a strategy to control teaching work, directly affecting the teacher's autonomy and, consequently, in hampering the possibilities of debates. and theoretical deepening with students of Basic Education and/or higher; as well as analyzing the relationship between the project and the concepts of indoctrination, ideology and religion. Thus, the methodology of bibliographic review was adopted, based on a survey and identification of the content of the proposed bill in question and the draft bills based on it. The material was acquired through articles, theses and dissertations acquired through electronic platforms published between 2004 and 2020, in addition to filtering through selection criteria taking into account the relevance of the subject and published between the last 16 years in Portuguese and free of charge. With the conclusion of the work, it is possible to observe the incongruity of the project with the real objectives of integral education, that is, to prepare students for society and not only for the cognitive and work factor, but a full training for life!
Palavras-chave: Censura
Conteudismo
Escola sem Partido (Projeto de lei) - Brasil
Alienation
Censorship
Contentism
School without a party
Pseudo-education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: ADVÍNCULA, Renalvo da Silva. Projeto de lei Escola sem Partido ou lei da mordaça? : implicações desse projeto para a educação brasileira (2004 a 2019). 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de história, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10107
Data do documento: 17-fev-2022
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