00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.creatorBandeira, Jamerson Santos-
dc.date.accessioned2022-12-23T22:18:53Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2022-12-23T22:18:53Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Jamerson Santos. A utilização de metodologias ativas aplicadas ao ensino de biologia durante o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10093-
dc.description.abstractConsidering the social isolation adopted by Brazilian states from March 2020, this study aims to investigate the use of active methodologies applied to the teaching of Biology during the Remote Emergency Teaching modality for elementary school students in the context of the COVID-19 pandemic in Brazil, as well as answering about the contributions arising from the use of these methodologies for students and teachers. Methodologically, this is a Systematic Literature Review, a research of a basic, descriptive, and qualitative approach, which considers articles published from March 2020 to July 2021. As a result of the research, it was clear that, during Remote Teaching Emergency, active teaching methodologies can promote motivation and engagement of Brazilians regarding school activities, as well as greater autonomy in their teaching-learning process, through the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as an active methodological tool for teaching Biology. Therefore, it is concluded that the use of these teaching methodologies is configured as a factor of great generation to alleviate the challenges that students and professors of the supplying Biology discipline are facing during the current modality of Emergency Remote Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEnsino pela internetpt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA utilização de metodologias ativas aplicadas ao ensino de biologia durante o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe use of active methodologies applied to biology teaching during emergency remote teaching in the context of the COVID-19 in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando o isolamento social adotado pelos estados brasileiros a partir de março de 2020, o presente estudo objetiva investigar a utilização de metodologias ativas aplicadas ao ensino de Biologia durante a modalidade de Ensino Remoto Emergencial para estudantes do ensino básico no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil, bem como responder sobre as contribuições advindas da utilização dessas metodologias para estudantes e professores. Metodologicamente, trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura, uma pesquisa de natureza básica, descritiva e de abordagem qualitativa, que considera artigos científicos publicados de março de 2020 a julho de 2021. Como resultado da pesquisa, ficou claro que, durante o Ensino Remoto Emergencial, as metodologias ativas de ensino são capazes de promover motivação e engajamento dos estudantes brasileiros quanto a realização de atividades escolares, bem como maior autonomia em seu processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramenta metodológica ativa para o ensino de Biologia. Portanto, conclui-se que a utilização dessas metodologias de ensino se configura como um fator de grande relevância para atenuar os desafios que estudantes e professores da disciplina de Biologia vêm enfrentando durante a atual modalidade de Ensino Remoto Emergencial.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.