00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Levino, Natallya de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495024004949828pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana-
dc.contributor.referee2Barros, Petrucio Antônio Medeiros-
dc.creatorAraújo, Jefferson Franklin-
dc.creatorNapoleão, Tahinan Wilena Barbosa-
dc.date.accessioned2022-12-21T22:01:54Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2022-12-21T22:01:54Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jefferson Franklin; NAPOLEÃO, Tahinan Wilena Barbosa. Sistemas de informação e gestão do conhecimento: uma revisão bibliográfica dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10078-
dc.description.abstractThe growing technological advances and the globalization process of economy, culture, knowledge, and information have allowed new resources and technologies to be improved to encourage the construction of new forms and practices of teaching. The objective of this paper is to analyze the importance of information and knowledge management systems in Virtual Learning Environments (VLE). For this, a systematic literature review was conducted in the main national journals in the years 1997 to 2019. It was verified that the changes in the teaching processes, during the last decades, caused by the technological revolution and the socalled Knowledge Society have encouraged the application of information and communication technologies as instruments for the improvement of the teaching/learning process, thus, new possibilities of distance education can be considered, even as support strategies for face-to-face education. However, the use of technological resources does not guarantee student learning, which requires encouragement, interaction, and interlocution between learners and teachers. In this context, it is understood that it is necessary to provide tools to learners so that they can articulate their prior knowledge with the information acquired during the process and, at the same time, get closer to the knowledge and other individuals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Sistema de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectKnowledge Managementpt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environmentspt_BR
dc.subjectVLEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleSistemas de informação e gestão do conhecimento: uma revisão bibliográfica dos ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs crescentes avanços tecnológicos e o processo de globalização da economia, cultura, conhecimento e informação têm permitido que novos recursos e tecnologias se aperfeiçoem para incentivar a construção de novas formas e práticas de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar a importância dos sistemas de informação e de gestão do conhecimento nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, nos principais periódicos nacionais nos anos de 1997 a 2019. Verificou-se que as mudanças nos processos de ensino, durante as últimas décadas, causadas pela revolução tecnológica e pela chamada Sociedade do Conhecimento têm incentivado a aplicação de tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem, assim, novas possibilidades de ensino a distância podem ser consideradas, até mesmo como estratégias de suporte para a educação presencial. No entanto, o uso de recursos tecnológicos não garante a aprendizagem dos alunos, o que exige o incentivo, interação e interlocução entre aprendizes e docentes. Nesse contexto, entende-se que é necessário fornecer ferramentas aos aprendizes para que eles consigam articular seu conhecimento prévio com as informações adquiridas durante o processo e, ao mesmo tempo, se aproximar dos saberes e de outros indivíduos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.