00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Radjalma da Silva-
dc.contributor.referee2Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.creatorSilva, Jéssica Mayara Lira da-
dc.date.accessioned2022-12-21T21:30:45Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2022-12-21T21:30:45Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Mayara Lira da. Ensino de biologia mediado por libras no cenário alagoano : uma investigação sobre os desafios desta prática na escola pública. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10076-
dc.description.abstractThe education of the deaf was established under much struggle and discussion with political and religious interests. Sign language was fundamental for the beginning of the preparation of a teaching method. The Brazilian Sign Language (Libras) is considered a natural language for the deaf, with Portuguese being the second language. As a result, many deaf students have great difficulty understanding some words in Portuguese. Above that, the texts used in biology can be abstract and complex, even with the presence of the interpreter in the classroom, the absence of specific signs for the interpretation of the discipline makes learning even more complicated for these students. The present work investigates other possible difficulties and limitations present in the lives of students, teachers and interpreters regarding the teaching and learning of biology. For the production of the study, a public school of the state, in the city of Maceió, was chosen. Biology classes were observed for a certain period, and after observation, interviews were applied to students, biology teacher and interpreters. All information was recorded and later transcribed for analysis. The results showed that challenges such as insufficient resources, lack of continuing education for teachers and the constant lack of interpreters contribute to the lack of quality in the teaching of biology offered to these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEnsino de biologia mediado por libras no cenário alagoano : uma investigação sobre os desafios desta prática na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação dos surdos foi estabelecida sob muita luta e discussão com interesses político-religiosos. A língua de sinais foi fundamental para o início da elaboração de um método de ensino. A língua de sinais brasileira (Libras) é tida como língua natural para os surdos, sendo o português a segunda língua. Como consequência, muitos alunos surdos possuem grande dificuldade na compreensão de algumas palavras em português. Superior a isso, os textos utilizados na biologia podem ser abstratos e complexos, mesmo com a presença do intérprete em sala de aula, a ausência de sinais específicos para a interpretação da disciplina torna a aprendizagem ainda mais complicada para esses alunos. O presente trabalho faz uma investigação sobre as outras possíveis dificuldades e limitações presentes na vida dos estudantes, professores e intérpretes no que se refere ao ensino e aprendizagem da biologia. Para a produção do estudo, uma escola da rede pública estadual de ensino, do município de Maceió, foi escolhida. Aulas de biologia foram observadas por certo período e após a observação, entrevistas foram aplicadas aos alunos, professora e intérpretes. Todas as informações foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Os resultados mostraram que desafios como recursos insuficientes, falta de formação continuada dos professores e a constante falta de intérpretes contribui para o déficit de qualidade no ensino de biologia oferecido para esses alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.