00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados à permissão da vacinação infantil no contexto da pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): Factors associated with adhering to the child vaccination schedule in COVID-19 pandemic
Autor(es): Santos, Diane Fernandes dos
Primeiro Orientador: Costa, Christefany Régia Braz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Ana Carolina Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Regina Célia Sales
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Alanna Michella Oliveira de
Resumo: Introdução: A vacinação visa à proteção das pessoas através da prevenção, controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. A maioria das vacinas propostas pelo calendário nacional de vacinação é aplicada durante a infância. Ao longo dos anos, observou-se uma instabilidade na cobertura vacinal nas regiões do Brasil. Somado a isso, com o advento da COVID-19 e das medidas de isolamento social, a rotina da população foi afetada, impactando diversas áreas do convívio social, incluindo a vacinação. Logo, o estudo objetivou identificar os fatores associados à permissão da vacinação infantil no contexto da pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa descritiva inferencial, realizado com pais/responsáveis de crianças com até 1 ano 11 meses e 29 dias, com idade maior ou igual a 18 anos, com acesso à internet e residentes em Alagoas. A coleta de dados foi realizada online, por instrumento estruturado via google forms®. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel® e analisados no SPSS versão 21.0. Como variável dependente, considerou-se permissão a resposta sim para a pergunta: “A criança sobre a qual você é responsável foi vacinada durante a pandemia da COVID-19?”. Para associação das variáveis utilizou-se o Fisher's Exact Test e o Qui-quadrado de Pearson. Resultados: Participaram do estudo 94 pais/responsáveis, com média de 29,36 anos, de cor/raça parda (48,9%, n=46), pós-graduação (28,7%, n= 27), renda familiar total de 5 salários mínimos ou mais (34%, n=32), com responsabilidade de apenas uma criança com idade menor de dois anos (95,7%, n=90), sendo a maioria mães (87,2%, n=82). As crianças apresentavam idade de 0 meses a 1 ano (53,2%, n=50), sem vínculo com creche/escola (80,9%, n=76) e com o cartão de vacina atualizado (96,8%, n=91). Durante a pandemia da COVID-19, a maioria das crianças foram vacinadas (87,2%, n=82), acompanhadas pela mãe (97,6%, n=80), na rede pública (74,4%, n=61). Houve predomínio das informações ouvidas/vistas positivas (90,4%, n=85), que previnem doenças (82,3%, n=70). Das informações negativas (9,6%, n=9), que causam muitas reações (100%, n=09). Na possibilidade da vacina da COVID-19 estar disponível para as crianças, os pais/responsáveis (79,8%, n=75) vacinariam a criança. Os profissionais de saúde foram responsáveis por propagar as informações positivas (78,8%, n=67) e os amigos/vizinhos/familiares (de forma presencial) as informações negativas (88,8%, n=08). Em relação a associação das variáveis sociodemográficas com a permissão da vacinação durante a pandemia da COVID-19, houve significância estatística com a escolaridade (p=0,018), com o vínculo educacional da criança (p=0,010), e com a disponibilidade da vacina da COVID-19 para a criança (p=0,034). Conclusão: Os fatores associados à permissão da vacinação infantil durante a pandemia da COVID-19 no Estado de Alagoas, são a escolaridade dos pais/responsáveis, o vínculo educacional da criança e a possibilidade de vacinação infantil contra a COVID-19.
Abstract: Introduction: Vaccination aims to protect people through the prevention, control and eradication of vaccine-preventable diseases. Most vaccines proposed by the national vaccination schedule are applied during childhood. Over the years, instability in vaccination coverage has been observed in the regions of Brazil. Added to this, with the advent of COVID-19 and social isolation measures, the population's routine was affected, impacting several areas of social life, including vaccination. Therefore, the study aimed to identify the factors associated with allowing childhood vaccination in the context of the COVID-19 pandemic. Methodology: This is a cross-sectional study with an inferential descriptive quantitative approach, carried out with parents/guardians of children aged up to 1 year 11 months and 29 days, aged 18 years or older, with internet access and residents of Alagoas. Data collection was carried out online, using a structured instrument via google forms®. Data were tabulated using Microsoft Office Excel® and analyzed using SPSS version 21.0. As a dependent variable, a yes answer to the question: “Was the child you are responsible for vaccinated during the COVID-19 pandemic?” considered permission. To associate the variables, Fisher's Exact Test and Pearson's chi-square were used. Results: The study included 94 parents/guardians, with an average age of 29.36 years, of brown color/race (48.9%, n=46), graduate (28.7%, n=27), total family income of 5 minimum wages or more (34%, n=32), with responsibility for only one child under the age of two (95.7%, n=90), most of whom are mothers (87.2%, n=82 ). The children were aged between 0 months and 1 year (53.2%, n=50), with no link to a daycare/school (80.9%, n=76) and with an up-to-date vaccination card (96.8%, n=91). During the COVID-19 pandemic, most children were vaccinated (87.2%, n=82), accompanied by their mothers (97.6%, n=80), in the public network (74.4%, n= 61). There was a predominance of positive information heard/seen (90.4%, n=85), which prevents diseases (82.3%, n=70). Negative information (9.6%, n=9), which causes many reactions (100%, n=09). In the event that the COVID-19 vaccine was available for children, parents/guardians (79.8%, n=75) would vaccinate the child. Health professionals were responsible for disseminating positive information (78.8%, n=67) and friends/neighbors/relatives (in person) the negative information (88.8%, n=08). Regarding the association of sociodemographic variables with permission to vaccinate during the COVID-19 pandemic, there was statistical significance with education (p=0.018), with the child's educational background (p=0.010), and with vaccine availability of COVID-19 for the child (p=0.034). Conclusion: The factors associated with allowing child vaccination during the COVID-19 pandemic in the State of Alagoas are the education of the parents/guardians, the child's educational background and the possibility of vaccinating children against COVID-19.
Palavras-chave: Crianças
Vacinas
Saúde da criança
COVID - 19 (Pandemia)
Vacinação infantil
Pandemic
Child Health
Children
Vaccines
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: SANTOS, Diane Fernandes dos. Fatores associados à permissão da vacinação infantil no contexto da pandemia da COVID-19. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10075
Data do documento: 5-dez-2022
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