00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócio com o objetivo de analisar a viabilidade de empreendimento de uma sorveteria no município de Maceió/AL, no bairro da Santa Lúcia
Autor(es): Silva, Jéssyca Aléxya Queiroz da
Primeiro Orientador: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edilson dos Santos
Resumo: O presente estudo tem como tema a elaboração de um plano de negócio para a abertura de uma sorveteria no município de Maceió/AL, mais especificamente no bairro da Santa Lúcia. Sendo um trabalho que visa ser relevante para jovens e demais interessado na área de empreendedorismo no Estado de Alagoas. Tendo como base o planejamento do projeto como arma maior de identificação de viabilidade da execução do mesmo. Utilizando, por tanto, ferramentas de análise que visam deixar claro todos os pontos a serem considerados na implementação de um negócio, identificando os pontos fortes e fracos do empreendimento para que posteriormente se possa ponderar e definir é ou não viável o investimento a ser feito. Viabilidade essa que é definida após diversas análises com menção a indicadores financeiros, tributos a serem pagos, indicie de lucratividade, indicie de rentabilidade e retorno de investimento, payback, estratégias de marketing, concorrência, entre outras. Sendo possível concluir que o negócio se mostra parcialmente viável financeiramente, porém com potencial de expansão de vendas e crescimento.
Abstract: The present study has as its theme the elaboration of a business plan for the opening of an ice cream parlor in the city of Maceió/AL, more specifically in the Santa Lúcia district. Being a work that aims to be relevant to young people and others interested in the area of entrepreneurship in the State of Alagoas. Based on project planning as the main tool for identifying the feasibility of its execution. Therefore, using analysis tools that aim to make clear all the points to be considered in the implementation of a business, identifying the strengths and weaknesses of the enterprise so that it can later be considered and defined whether or not the investment to be made is viable. This feasibility is defined after several analyzes mentioning financial indicators, taxes to be paid, profitability index, profitability index and return on investment, payback, marketing strategies, competition, among others. It is possible to conclude that the business is partially financially viable, but with potential for sales expansion and growth.
Palavras-chave: Plano de negócios
Empreendedorismo
Viabilidade de investimento
Business Plan
Ice-cream parlor
Viability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SILVA, Jéssyca Aléxya Queiroz da. Plano de negócio com o objetivo de analisar a viabilidade de empreendimento de uma sorveteria no município de Maceió/AL, no bairro da Santa Lúcia. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10068
Data do documento: 9-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.