00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, José Fábio Boia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044527717138480pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Luiz Gustavo Martins dos-
dc.creatorSilva, Samuel Henrique de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5415037383770568pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T19:23:28Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-12-14T19:23:28Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, Samuel Henrique de Oliveira. Um estudo sobre avaliação do ensino-aprendizagem de operações básicas de aritmética em turmas do 6° ano: a perspectiva dos professores de Matemática. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10036-
dc.description.abstractThe way in which assessment is approached in the mathematics classroom is still formatted or seen in traditional teaching molds, where the attribution of grades guides the teaching-learning in the classroom. In this sense, the evaluation ends up being a mere instrument for classifying use, with the purpose of selecting students to pass or fail, without giving much importance to other factors that influenced student results, in addition to the final grade. Thus, considering the importance of the topic, the study sought to analyze the main types of assessments applied by Mathematics teachers to identify the learning of basic arithmetic operations in 6th grade elementary school classes. Thus, in order to leverage discussions on how assessments are used by teachers, the study adopted bibliographic and qualitative research methods. Thus, it was used as a source of data collection the application of a self-application questionnaire with teachers who teach in classes of the 6th year of Elementary School. In this sense, contributing to collect data on the assessments applied, and what factors influence their application in the classroom. Thus, bringing very relevant data with regard to the frequency that participating teachers use diagnostic assessment, feedback as an evaluative proposal, if they use formative assessment in the classroom, and their views on assessment. In addition to highlighting some factors that influence the application of assessments in the classroom, and how often the curricular guidelines are addressed in the assessment, and which criteria are analyzed for evaluation in the approach of problems of basic arithmetic operations in the resolution of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectArithmeticpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm estudo sobre avaliação do ensino-aprendizagem de operações básicas de aritmética em turmas do 6° ano: a perspectiva dos professores de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeA study on the teaching-learning assessment of basic arithmetic operations in 6th grade classes: the perspective of Mathematics teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA forma como a avaliação é abordada em sala de aula de Matemática ainda é formatada ou vista nos moldes tradicionais de ensino, onde a atribuição de notas norteia o ensino-aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a avaliação acaba sendo um mero instrumento de uso classificatório, com finalidade de selecionar os estudantes em aprovado ou reprovado, sem dar muita importância para outros fatores que influenciaram nos resultados dos estudantes, além da nota final. Deste modo, considerando a importância do tema, o estudo buscou analisar os principais tipos de avaliações aplicadas pelos professores de Matemática na identificação da aprendizagem de operações básicas de aritmética em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Desta forma, com o intuito de alavancar as discussões de como as avaliações são usadas pelos professores, o estudo adotou os métodos de pesquisas bibliográfica e qualitativa. Com isso, utilizou-se como fonte de coleta de dados a aplicação de um questionário de autoaplicação com os professores que lecionam em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, contribuindo em coletar dados sobre as avaliações aplicadas, e que fatores influenciam na sua aplicação em sala de aula. Assim, trazendo dados bastante relevantes no que diz a respeito à frequência que os professores participantes utilizam avaliação diagnóstica, feedback como proposta avaliativa, se utilizam a avaliação formativa em sala de aula, e suas visões sobre a avaliação. Além de evidenciar alguns fatores que influenciam na aplicação das avaliações em sala de aula, e com que frequência as orientações curriculares são abordas na avaliação, e que critérios são analisados para avaliação na abordagem de problemas de operações básicas de aritmética na resolução dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.