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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Hernández-Domínguez, Arturo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485667581908849 | por |
dc.contributor.referee1 | Alves, Lynn Rosalina Gama | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2226174429595901 | por |
dc.contributor.referee2 | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | por |
dc.creator | Alves Júnior, Mozart de Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7827746618416656 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:46:25Z | - |
dc.date.available | 2011-05-05 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-30 | - |
dc.identifier.citation | ALVES JÚNIOR, Mozart de Melo. A-TVDBR: A-TVDBR: um modelo de atividades de aprendizagem no contexto de educação a distância para a tv digital brasileira. 2010. 158 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/838 | - |
dc.description.abstract | In 2003, since issued the decree number 4.901, the Brazilian Digital Television was established. Its main features are to provide interactivity and new technologies development, offering the population entertainment and education, promoting culture and social inclusion. Therefore, there is an immediate need for the creation of ways of making this new technology available for the whole population, despite economical status. And if this is to become true, it is extremely important that the Brazilians stop thinking on Digital TV only as an improvement of image and sound quality, but as an interactive tool for education and learning for all. Ignoring this new circumstances would be neglectful to the society, due to the loss of uncountable educational opportunities. A very small number of suggestions on Brazilian Digital TV learning activities models are being proposed recently. For that reason, this work presents a learning activity model for Brazilian Digital TV (A-TVDBR), which relies on an interactive ways of tutoring through Digital TV, aiming disabled students with locomotion difficulties. The model was specified and implemented for GINGA-NCL, using Nested Context Language declarative language | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Digital TV | eng |
dc.subject | Virtual Learning Environment | eng |
dc.subject | TV Digital | por |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | por |
dc.subject | GINGA | por |
dc.subject | NCL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.title | A-TVDBR: um modelo de atividades de aprendizagem no contexto de educação a distância para a tv digital brasileira | por |
dc.title.alternative | A-TVDBR: A Learning Activity Model for Brazilian Digital TV | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Em 2003, a partir do decreto nº 4.901, foi instituída a TV Digital brasileira, cujas características preponderantes são de proporcionar a interatividade e o desenvolvimento de novas tecnologias oferecendo entretenimento à população, promovendo a educação, a cultura, e a inclusão social, diante desta nova realidade, precisam-se viabilizar meios de utilização desta tecnologia para diminuição das barreiras sociais principalmente no que tange a educação. Neste contexto, poucos modelos de atividades de aprendizagem para TV digital brasileira têm sido propostos na literatura, o presente trabalho apresenta um modelo de atividades de aprendizagem para TV Digital brasileira (A-TVDBR) que possibilita de forma ativa e principalmente interativa o aprendizado e a formação através da TV Digital. O modelo proposto foi especificado baseado em componentes de software e implementado para GINGA-NCL, utilizando-se da linguagem declarativa Nested Context Language. O modelo implementado foi usado numa aplicação de TV Digital que teve como público alvo, alunos portadores de deficiência física que possuem limitação motora da associação dos deficientes físicos do estado de Alagoas (ADEFAL) | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A-TVDBR: um modelo de atividades de aprendizagem no contexto de educação a distância para a tv digital brasileira.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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