Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paraguaçu, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | por |
dc.contributor.referee1 | Dantas, Anderson de Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | DANTAS, A. B. | por |
dc.creator | Coelho, Alex | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6747179168341556 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:46:20Z | - |
dc.date.available | 2008-06-03 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:46:20Z | - |
dc.date.issued | 2007-12-19 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Alex. Author collaborative tool for kwnoledge build and documents base don conceptual maps to distance education.. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/811 | - |
dc.description.abstract | The knowledge and learning building process through the technologic resources use, and consist in a complex and talked about subject. Both in the context psycho-educational as computational should be taken into consideration the entire process associated with the cognitive process. Several methodologies and experience have been used to enrich the learning process with the current possibilities that technology and especially the Internet can provide. Thus, this proposed work is a prototype of a collaborative environment as a new solution to the knowledge building process through the use of conceptual maps and resources for communication and video, subsidizing all learning process, being a different tool of others solutions currently. The process to become managed by a negotiable model, which does not exist in current environments, aids in the evaluation and measurement of learned content by using a synchronous communication model for the entire process. Techniques used for artificial intelligence in the environment construction could be considered and mechanisms used as the preti s networks, diagrammatic reasoning principles, languages of knowledge representation, and take into account aspects linked with studies on the collaboration learning with computational support, better known as CSCL (Computer Suport Collaborative Learning). | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Knowledge building | eng |
dc.subject | Collaborative learning | eng |
dc.subject | Conceptual maps | eng |
dc.subject | CSCL | eng |
dc.subject | Construção de conhecimento | por |
dc.subject | Aprendizado colaborativo | por |
dc.subject | Mapas conceituais | por |
dc.subject | CSCL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.title | Ferramenta de autoria colaborativa para construção de conhecimento e concepção de documentos baseados em mapas conceituais aplicados ao contexto de ensino a distância. | por |
dc.title.alternative | Author collaborative tool for kwnoledge build and documents base don conceptual maps to distance education. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O processo de construção de conhecimento e aprendizagem através da utilização de recursos tecnológicos consiste em um tema complexo e muito debatido, tanto no contexto psicopedagógico quanto computacional, uma vez que, deve ser levado em consideração todo o processo cognitivo associado a aprendizagem. Diversas metodologias e experiências têm sido utilizadas com o intuito de fazer com que todo o processo de aprendizagem seja enriquecido com as atuais possibilidades que a tecnologia e principalmente a Internet passaram a propiciar. Assim, neste trabalho é proposta a criação de modelos de interação e o protótipo de um ambiente colaborativo como proposta para o processo de construção de conhecimento através da utilização de mapas conceituais, além de recursos de comunicação e vídeo, subsidiando todo o processo de aprendizagem, sendo uma ferramenta diferenciada das demais soluções encontradas atualmente, uma vez que todo o processo passa a ser regido por um modelo negociável e gerenciado, o que não ocorre nos demais ambientes existentes, auxiliando no processo de avaliação e mensuração do conteúdo internalizado pelos usuários através de relatórios, utilizando um modelo síncrono de comunicação para todo o processo. São consideradas técnicas de Inteligência Artificial para a construção deste ambiente, sendo utilizados mecanismos como as redes de petri, princípios de raciocínio diagramático, linguagens de representação de conhecimento, além de levar em consideração aspectos vinculados a estudos sobre a colaboração em aprendizagem com suporte computacional, mais conhecido como CSCL (Computer Suport Collaborative Learning), tendo como produto final os modelos provados através da construção do ambiente interativo. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Alex_Coelho_final.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.