00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7836
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comportamento do consumidor: estudo no segmento de produção audiovisual de casamentos em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Consumer Behavior: study in the audiovisual production os weddings in Alagoas
Autor(es): Moreira, Clara Lucy da Glória
Primeiro Orientador: Oliveira, Rodrigo César Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rodrigo Cesar Reis de
metadata.dc.contributor.referee2: Monte, Madson Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Carlos Everaldo Silva da
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade buscar analisar como se comportam os clientes, atuais e potenciais, das produtoras audiovisuais no segmento de produção de vídeos de casamento em Alagoas, a partir de uma pesquisa que buscou identificar o perfil social e digital do atual e potencial cliente de produção de vídeos de casamento, procurando detectar as mídias e redes sociais mais utilizadas por eles e apontar os fatores que mais influenciam a decisão final de compra e contratação do serviço. A relevância de entender o comportamento desses consumidores é fundamental para que se possam oferecer serviços que satisfaçam suas vontades e seus desejos. Sendo assim, possuir informações a respeito do consumidor é de suma importância para saber a maneira e o melhor momento para abordá-lo. Logo, é preciso criar relacionamentos positivos e pessoais, através das mídias sociais para uma melhor interação. Dessa forma, as ferramentas digitais irão proporcionar as produtoras audiovisuais um destaque no mercado local, além de um envolvimento dinâmico e personalizado com o cliente. Para a realização desta pesquisa fundamentou-se nos estudos acerca do Marketing de Relacionamento e Marketing Digital, e aplicada pelo levantamento do tipo survey. Posto isto, a pesquisa está baseada na abordagem quantitativa, tendo como base metodológica a pesquisa bibliográfica e descritiva. Os dados foram coletados através de um questionário online e analisados com o auxílio da plataforma Formulários Google e do programa Microsoft Office Excel. A pesquisa conseguiu obter resultados para os questionamentos dos seus objetivos determinados. Conclui-se, a partir dos dados coletados, que os consumidores desse segmento acessam as redes sociais, sendo o Instagram a mais utilizada; que afirmam ser extremamente importante a interação nas mídias sociais das produtoras de vídeos de casamento com seus clientes; que tanto o portfólio profissional como o feedback de clientes antigos seriam conteúdos digitais relevantes; que conhecem alguma produtora de vídeos de casamentos através das redes sociais e também de indicação de familiar, amigo ou fornecedor; que afirmam ser extremamente importante contratar uma produção de vídeo especializada em casamento e os fatores que mais influenciam na decisão contratação são a qualidade no serviço prestado, o bom atendimento, o estilo da filmagem e a flexibilidade para pagamento. Percebe-se que o marketing digital juntamente com o marketing de relacionamento exerce papel fundamental para comprovar e compreender o comportamento do consumidor, como também para definir as melhores estratégias, a partir dos hábitos de consumo.
Abstract: This work aims to analyze how current and potential customers of audiovisual producers in the wedding video production segment in Alagoas behave, based on a research that sought to identify the social and digital profile of the current and potential customer production of wedding videos, seeking to detect the media and social networks most used by them and point out the factors that most influence the final decision to purchase and contract the service. The relevance of understanding the behavior of these consumers is fundamental so that they can offer services that satisfy their wants and desires. Therefore, having information about the consumer is of utmost importance to know the way and the best time to approach him. Therefore, it is necessary to create positive and personal relationships through social media for better interaction. In this way, digital tools will provide audiovisual producers with prominence in the local market, in addition to a dynamic and personalized involvement with the client. To carry out this research, it was based on studies about Relationship Marketing and Digital Marketing, and applied by survey type survey. That said, the research is based on the quantitative approach, using bibliographic and descriptive research as a methodological basis. Data were collected through an online questionnaire and analyzed with the help of the Google Forms platform and the Microsoft Office Excel program. The research was able to obtain results for the questioning of its determined objectives. It is concluded, from the data collected, that consumers in this segment access social networks, Instagram being the most used; that they affirm the interaction in the social media of the producers of wedding videos with their clients is extremely important; that both the professional portfolio and feedback from former clients would be relevant digital content; who know a producer of wedding videos through social networks and also referring a family member, friend or supplier; who claim to be extremely important to hire a video production specialized in wedding and the factors that most influence the hiring decision are the quality of the service provided, the good service, the style of the filming and the flexibility for payment. It is noticed that digital marketing together with relationship marketing play a fundamental role to prove and understand consumer behavior, as well as to define the best strategies, based on consumption habits.
Palavras-chave: Consumidor - Comportamento
Marketing de relacionamento
Marketing digital
Produção audiovisual
Casamentos
Consumer behavior
Marketing of relationship
Digital marketing
Audiovisual production
Weddings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: MOREIRA, Clara Lucy da Glória. Comportamento do consumidor: estudo no segmento de produção audiovisual de casamentos em Alagoas. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7836
Data do documento: 20-fev-2020
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