Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7832
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação e a Geografia no Ensino Fundamental II. |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation and Geography in Elementary School II. |
Autor(es): | Ramos, Erivaldo Francisco |
Primeiro Orientador: | Silva, Gilcileide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Falcão, Nivaneide Alves de Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calheiros, Silvana Quintella Cavalcanti |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo entender como tem sido as concepções avaliativas pelos docentes na disciplina de Geografia no ensino fundamental II: conceitos, finalidades e instrumentos avaliativos. Através de observação e perguntas direcionadas ao profissional em geografia, buscou-se compreender como tem sido a pratica do dia a dia escolar. Foram utilizados como metodologia, as observações do cotidiano escolar, questionários com perguntas objetivas direcionadas aos profissionais de educação em geografia e pesquisa literária. A avaliação da aprendizagem foi o centro de estudo desta pesquisa, foram realizadas consultas literárias, sobre as concepções de diferentes autores (as) sobre avaliação da aprendizagem, tais como: Freire, (1994), Archela e Gomes, (1999), Hoffman, (2000), Luckesi, (2002), Haydt, (2002), Perrenoud, (2002), Kaercher, (2003), Méndez, (2003) e outros. Além de consultas a documentos oficiais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB,1996), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e coleta de dados na escola, acerca da concepção vivenciada sobre a avaliação. As informações obtidas na escola pesquisada, juntamente com a pesquisa literária proporcionaram um melhor entendimento da prática pedagógica adotada pelos profissionais de educação. Buscou-se conhecer as práticas dos envolvidos nessa atividade, no sentido de avançar no entendimento dos conceitos de avaliação no processo ensinoaprendizagem. |
Abstract: | This work aims to understand how evaluative conceptions have been by teachers in the discipline of Geography in elementary school II: concepts, purposes and assessment instruments. Through observation and questions directed to the professional in geography, we sought to understand how the day-to-day school practice has been. As a methodology, observations of everyday school life, questionnaires with objective questions directed to education professionals in geography and literary research were used. Learning assessment was the center of study of this research, literary consultations were held on the conceptions of different authors on learning assessment, such as: Freire, (1994), Archela and Gomes, (1999), Hoffman, (2000), Luckesi, (2002), Haydt, (2002), Perrenoud, (2002), Kaercher, (2003), Méndez, (2003) and others. In addition to consultations with official documents, the National Education Guidelines and Bases Law (LDB, 1996), the National Curricular Common Base (BNCC, 2017) and data collection at school, about the conception experienced about the evaluation. The information obtained in the researched school, together with literary research, provided a better understanding of the pedagogical practice adopted by education professionals. We sought to know the practices of those involved in this activity, in order to advance in the understanding of the concepts of assessment in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Avaliação Geografia - Ensino fundamental - 6º. a 9º Escola Aprendizagem Evaluation Geography School Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância |
Citação: | RAMOS, Erivaldo Francisco. Avaliação e a geografia no ensino fundamental II. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7832 |
Data do documento: | 3-jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação e a geografia no ensino fundamental II.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.