00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7822
Tipo: Dissertação
Título: Jornal escolar como ferramenta para o conhecimento dos processos evolutivos por estudantes do ensino médio em uma escola pública do Interior de Alagoas
Título(s) alternativo(s): School journal as a tool for the knowledge of evolutionary processes by high school students in a public school in the Interior of Alagoas
Autor(es): Silva, Rayanne Rafaella da
Primeiro Orientador: Silva, Jorge Luiz Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcia Cristina da
Resumo: O ensino de Biologia, quando acontece por metodologias centradas em aulas expositivas e que não favoreçam a contextualização dos conteúdos abordados, pode contribuir para o desinteresse dos estudantes. Temas voltados à Evolução, quando abordados de modo instigante e continuamente, podem promover a integração e a compreensão dos assuntos vistos. Esse trabalho objetivou analisar como a construção de um jornal escolar pode ser utilizada como ferramenta de divulgação de conhecimentos voltados à evolução no Ensino Médio. O público-alvo foram estudantes do segundo ano da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, Junqueiro-AL. Inicialmente, foi realizado um levantamento das questões de Biologia voltadas ao tema Evolução que constaram nas edições regulares do ENEM entre os anos 2009-2019 e nas edições do exame destinadas às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). A metodologia empregada contou com uma palestra ministrada por um jornalista e a colaboração de professores de diferentes disciplinas para acompanhar as atividades realizadas. Constaram no jornal novidades científicas sobre Evolução que tinham relação direta com os conteúdos de maior dificuldade entre os estudantes ou que estivessem em destaque na mídia. Os alunos foram organizados em grupos com tarefas específicas para desenvolver as atividades de confecção e divulgação do jornal. Para obter dados referentes à eficácia do jornal escolar, foram aplicados questionários antes e após a intervenção. Nos encontros, os alunos definiram o nome Evolutionews para o jornal, produziram um logotipo e uma conta no Instagram e vincularam essa conta ao site da escola. Os alunos buscaram artigos e matérias científicas para compor a base textual do jornal e produziram, o texto da primeira edição do Evolutionews. Devido à pandemia de Covid-19, as atividades passaram a ser desenvolvidas de modo virtual. As professoras envolvidas orientaram os alunos por meio de softwares de mensagens instantâneas e videoconferência. A edição do jornal foi disponibilizada na versão digital, no site da escola, e na versão impressa, afixada na entrada da escola para atender aos alunos sem acesso à internet. Foi produzido, ainda, um vídeo de divulgação da edição do jornal e o material foi interpretado em Libras. No levantamento das questões do ENEM de aplicação regular e destinada às PPL, percebe-se que, nas edições iniciais, cerca da metade do total de questões de Ciências da Natureza corresponde à disciplina de Biologia, apesar de que a temática Evolução aparece timidamente em todas as edições. Na análise dos dados, a internet foi o principal meio utilizado pelos alunos para obter conhecimentos sobre Evolução. Os produtos educacionais resultantes dessa pesquisa foram: a edição do jornal escolar, o vídeo de divulgação, a conta do Evolutionews no Instagram e o vídeo da palestra com o jornalista. A interdisciplinaridade é de extrema importância para o ensino, pois promove uma visão ampla acerca do tema estudado e a integração da comunidade escolar. O jornal escolar se mostra como uma ferramenta promissora, pois tem possibilitado a integração dos conteúdos de Biologia e o desenvolvimento de competências e habilidades de diferentes áreas do conhecimento e promovido a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação.
Abstract: The teaching of Biology, when it happens for methodologies centered on expository classes and that do not favor the contextualization of the contents covered, can contribute to students' disinterest. Themes related to Evolution, when approached in an instigating and continuous way, can promote the integration and understanding of the issues seen. This work aimed to analyze how the construction of a school newspaper can be used as a tool for disseminating knowledge aimed at the evolution in high school. The target audience was second year students of the Padre Aurélio Góis State School, Junqueiro-Al. Initially, a survey of Biology questions focused on the theme of Evolution was carried out that appeared in the regular editions of the ENEM between the years 2009-2019 and in the editions of the exam aimed at Persons Deprived of their Liberty (PPL). The methodology employed included a lecture given by a journalist and the collaboration of professors from different disciplines to monitor the activities carried out. In the newspaper, there were scientific news about Evolution that were directly related with the contents of greatest difficulty among students or that were highlighted in the media. The students were organized into groups with specific tasks to develop the activities of making and disseminating the newspaper. To obtain data regarding the effectiveness of the school newspaper, questionnaires were applied before and after the intervention. At the meetings, students defined the name Evolutionews for the newspaper, produced a logo and an Instagram account and linked this account to the school's website. The students searched for articles and scientific materials to compose the textual basis of the newspaper and produced the text of the first edition of Evolutionews. Due to the Covid-19 pandemic, activities started to be developed virtually. he teachers involved guided the students through instant messaging and video conferencing softwares. The newspaper edition was available in the digital version, on the school's website, and in the printed version, posted at the school entrance to serve students without internet access. The newspaper edition was available in the digital version, on the school's website, and in the printed version, posted at the school entrance to serve students without internet access. A video was also produced to publicize the newspaper's edition and the material was interpreted in Libras. In the survey of the ENEM questions of regular application and intended for PPL, it can be seen that, in the initial editions, about half of the total questions of Natural Sciences correspond to the discipline of Biology, although the Evolution theme appears timidly in all editions. In data analysis, the internet was the main means used by students to get knowledge about Evolution.The educational products resulting from this research were: the edition of the school newspaper, the promotional video, the Evolutionews account on Instagram and the video of the lecture with the journalist. Interdisciplinarity is extremely important for teaching, as it promotes a broad view about the studied topic and the integration of the school community. The school newspaper shows itself as a promising tool, as it has enabled the integration of the Biology contents and the development of competences and skills from different areas of knowledge and promoting the insertion of the digital information and communication technologies.
Palavras-chave: Adaptação (Biologia)
Biologia – Estudo e ensino – AlagoasBiologia – Estudo e ensino – Alagoas
Jornal escolar
Publicações científicas
Mídias científicas
Adaptation
Biology teaching
Didactic newspaper
Scientific media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SILVA, Rayanne Rafaella da. Jornal escolar como ferramenta para o conhecimento dos processos evolutivos por estudantes do ensino médio em uma escola pública do Interior de Alagoas. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7822
Data do documento: 5-nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.