00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carneiro, Carlos André Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931904041108469pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Carlos André Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931904041108469pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rodrigo César Reis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448160679532667pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.creatorSantos, Arthur França dos-
dc.date.accessioned2021-05-11T18:48:11Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2021-05-11T18:48:11Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Arthur França dos. Marketing esportivo no futebol alagoano : um estudo das estratégias dos dois maiores clubes do futebol alagoano no ano de 2019. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7820-
dc.description.abstractEvery day more sports clubs are seeing how important Marketing is to them. Sports Marketing is a segmentation of Marketing whose main function is to generate business opportunities in the world of sports and use sport as a tool for Marketing strategies. This study is based on the referred problem: to analyze the sports marketing strategies used by CRB and CSA, from the perspective of the four strategic pillars selected for the study, namely, fans, social networks, sports media and investors / sponsors. The objective of the work is to answer this question, and secondarily to identify the main characteristics of the CRB and CSA clubs, to map the sports marketing actions adopted by the clubs and also to identify the strategies (marketing and marketing) used by the clubs. The study highlights an area of marketing that has unique traits, compared to other areas of marketing, demonstrating and leading to the conclusion that marketing is one of the key pieces for the success of clubs. Football marketing is becoming increasingly important for clubs to increase and optimize revenue. CRB and CSA is no different, which is why the need for greater professionalization and a more conscious direction of how important marketing is in today's clubs' daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro Sportivo Alagoanopt_BR
dc.subjectClube de Regatas Brasilpt_BR
dc.subjectClubes esportivospt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectClubspt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleMarketing esportivo no futebol alagoano : um estudo das estratégias dos dois maiores clubes do futebol alagoano no ano de 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCada dia mais os clubes esportivos vem enxergando o quanto o Marketing é importante para os mesmos. O Marketing Esportivo é uma segmentação do Marketing que tem como principal função gerar oportunidades de negócios no mundo dos esportes e usar o esporte como uma ferramenta para as estratégias de Marketing. Este estudo se baseia na referida problemática: analisar as estratégias de marketing esportivo utilizadas por CRB e CSA, sob a ótica dos quatro pilares estratégicos selecionados para o estudo, quais sejam, torcedores, redes sociais, mídias esportivas e investidores/patrocinadores. O objetivo do trabalho é responder esse questionamento, e secundariamente identificar as principais características dos clubes CRB e CSA, mapear as ações de marketing esportivo adotadas pelos clubes e também identificar as estratégias (mercadológicas e de marketing) utilizadas pelos clubes. O estudo coloca em evidencia uma área do marketing que possui traços exclusivos, perante as demais áreas do marketing, demonstrando e levando a conclusão de que o marketing é uma das peças chaves para o sucesso dos clubes. O marketing no futebol se torna cada vez mais importante para os clubes para aumento e otimização das receitas. No CRB e CSA não é diferente, por isso a necessidade de maior profissionalização e um direcionamento mais consciente do quanto o marketing é importante no cotidiano atual dos clubes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing esportivo no futebol alagoano um estudo das estratégias dos dois.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.