00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7769
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do RPG para a aprendizagem de criptografia
Título(s) alternativo(s): The use of RPG for learning cryptography
Autor(es): Barbosa, Ewellyn Amâncio Araújo
Primeiro Orientador: Silva, Elisa Fonseca Sena e
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Juliana Roberta Theodoro de
Resumo: Neste trabalho foram mostrados, por meio de pesquisas bibliográficas e materiais desenvolvidos, métodos de como se ensinar criptografia aliada aos conhecimentos de teoria dos números com o uso do Roleplaying Game (RPG) como ferramenta pedagógica. Foi incluído o relato de uma aplicação realizada com alunos do Ensino Médio inseridos no Programa de Apoio aos Estudantes de Escola Pública do Estado (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O uso do RPG como ferramenta pedagógica vem sendo utilizado ou sugerido em diversos trabalhos e pode ser unido a diversas disciplinas escolares, como a matemática, possibilitando que ela seja inserida de maneira leve e eficaz no processo de aprendizagem dos alunos. A criptografia fornece códigos secretos para determinada mensagem ser mantida em segredo para que apenas o destinatário desejado possa ter acesso à mesma. Os avanços tecnológicos no mundo demandaram métodos mais seguros para se proteger uma mensagem, dentre esses métodos a criptografia RSA (cuja sigla vem da inicial de seus criadores) recebe um destaque, por utilizar uma ideia matemática relativamente simples em seu processo de codificação, porém com um nível enorme de dificuldade para poder ser decodificada. Para utilizar as ideias da criptografia RSA, é preciso ter alguns conhecimentos de teoria dos números. Ao todo, participaram da aplicação do RPG educacional, conhecido também como RPG pedagógico, setenta e quatro alunos e três professoras voluntárias do programa incluindo a autora deste trabalho. O planejamento foi feito visando analisar o interesse dos alunos com metodologias diferenciadas e utilizar os conhecimentos teóricos sobre as diversas formas de criptografia, incluindo os conhecimentos de teoria dos números. Os resultados obtidos demonstram que a utilização do jogo e do conteúdo escolhido, junto com a maneira interdisciplinar que foi proposta a aventura, permitem que o aluno possa participar efetivamente e fixar melhor o conteúdo dado teoricamente, aproximando os estudantes da matemática, quebrando os receios e fazendo com que eles enxerguem no sentido do que foram ensinados. Também se observou a união dos alunos para superar os desafios e o diálogo presentes antes de cada ação solicitada.
Abstract: In this paper, methods on how to teach cryptography and number theory were shown using Roleplaying Game as a pedagogical tool. A report on an activity executed with high school students included in the Support Program for Students from Public State Schools (PAESPE) from the Federal University of Alagoas (UFAL) was included. The usage of RPG as a pedagogical tool has been used or suggested by various papers and can be applied to various subjects, such as mathematics, enabling its insertion in the learning process effectively. Cryptography provides secret codes so that certain message can be kept in secret, thus only the addressee has access to it. Technological advances in the world demand safer methods to protect messages, within those methods RSA cryptography has been highlighted for using a relatively simple mathematical idea in its codification process without compromising the high security level for the decodification of the message. In order to use the ideas of the RSA cryptography, number theory knowledge is fundamental. Altogether, seventy four students and 3 volunteer teachers, including the author of this paper, participated on the execution of the pedagogical RPG experience. The planning was made keeping the students engagement in mind with various methodologies and using knowledge from several cryptography forms, including knowledge about number theory. The obtained results show that the usage of the game, considering the interdisciplinary way the adventure was proposed, allowed the students to participate and memorize effectively the theory previously presented. The union and dialogue within the students in order to solve the presented problems was also noted.
Palavras-chave: Criptografia
RPG
Aprendizagem
Teoria dos números
Ensino básico
Cryptography
Learning
Number theory
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: BARBOSA, Ewellyn Amâncio Araújo. O uso do RPG para a aprendizagem de criptografia. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7769
Data do documento: 21-mai-2020
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