Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7768
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico nas aulas de geografia |
Autor(es): | Costa, Cícero Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | Almeida, Ricardo Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Maria Aparecida Vieira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borba, Sara Ingrid |
Resumo: | O presente estudo versa sobre a valorização e utilização da música como recurso didático na construção do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, trazendo para o escopo da discussão elementos oriundos do ensino da geografia no contexto atual. Diante desta, a música é incorporada ao ensino de geografia e explorada como componente essencial, na qual, tem papel fundamental na construção do conhecimento voltado para compreensão da realidade. A abordagem central está inserida mediante a necessidade de um olhar inovador sobre o ensino-aprendizagem, assim, evidenciamos a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de geografia, tendo o foco no pensamento espacial e no raciocínio geográfico. Assim sendo, como a música pode impactar positivamente as aulas de geografia? O objetivo geral é ressaltar a importância da música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico e suas espacialidades nas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano. Contudo, para que pudéssemos compreender como esta ferramenta é utilizada, nos baseamos na pesquisa qualitativa, onde foi feito observações, coleta de dados e análise dos resultados, onde podemos concluir, que este instrumento mesmo sendo um recurso didático de enorme potencial de usabilidade para o ensino de Geografia, ainda é muito pouco utilizado, em virtude de uma postura de tendência conservadora. |
Abstract: | The present study deals with the valuation and use of music as a didactic resource in the construction of spatial thinking and geographic reasoning, bringing to the scope of the discussion elements from the teaching of geography in the current context. In view of this, music is incorporated into the teaching of geography and explored as an essential component, in which it plays a fundamental role in the construction of knowledge aimed at understanding reality. The central approach is inserted through the need for an innovative look at teaching-learning, thus, we highlight the importance of using music as a didactic resource in geography classes, focusing on spatial thinking and geographic reasoning. So, how can music positively impact geography classes? The general objective is to emphasize the importance of music as a didactic resource in the construction of geographic reasoning and its spatiality in Geography classes from the 6th to the 9th grade. However, so that we could understand how this tool is used, we rely on qualitative research, where observations were made, data collection and analysis of results, where we can conclude, that this instrument, even though it is a didactic resource with enormous potential for usability for the Geography teaching, is still very little used, due to a posture of conservative tendency. |
Palavras-chave: | Música Recurso didático Interdisciplinaridade Professor de Geografia Ensino de Geografia Music Didactic resource Interdisciplinarity Geography teacher Geography teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância |
Citação: | COSTA, Cícero Vasconcelos. A música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico nas aulas de geografia. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EaD) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7768 |
Data do documento: | 29-abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico nas aulas de geografia.pdf | 524.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.